sexta-feira, 23 de junho de 2017

VAMOS POR OS NEURÔNIOS PARA MALHAR


Assim como a musculatura, o cérebro pode ser exercitado. Pesquisas científicas de centros renomados, como a Universidade Harvard, nos Estados Unidos, têm comprovado os benefícios da meditação para a concentração, a memória e o raciocínio lógico. A parte do cérebro relacionada a essas habilidades – a massa cinzenta – pode aumentar de tamanho com a prática. Ao contrário do que se pode imaginar, a meditação não é necessariamente ligada às religiões. No Brasil, o tema, também é estudado por instituições científicas respeitadas, como a UNIFESP, que oferece cursos sobre o assunto.
                                                           ***
Esteja sempre aberto a novos conhecimentos. Aprenda a tocar um instrumento musical, pesquise sobre assuntos diversos, faça cursos, vá a museus...
Quando você se expõe a informações até então desconhecidas, o seu organismo é forçado a criar novas conexões entre os neurônios, estimulando a atividade cerebral. Essa postura também promove a liberação de dopamina, neurotransmissor fundamental para a motivação que estimula a neurogênese – a criação de células nervosas – preparando o  cérebro para o processo de aprendizado.
Sabe o tetris, aquele jogo eletrônico em que é preciso encaixar peças geométricas que vão caindo sem parar? Uma pesquisa revelou que ele pode aumentar a atividade cerebral e até mesmo o tamanho do córtex – mas só no começo.
Quando os segredos do game são dominados, o cérebro começa a voltar ao estado original. E isso vale para atividades em geral. Portanto, quando alguma tarefa intelectual – como xadrez, palavras cruzadas – parecer monótona, o segredo é aventurar-se e um novo desafio. O desconforto é necessário para ampliar as fronteiras da cognição.
Então, desafie-se sempre!
                                               ***
A tecnologia está ai para facilitar a nossa vida. Mas você já sabe: Nosso cérebro não gosta de moleza! Então, sempre que possível, procure se virar sem essas mordomias. Dirija sem usar o GPS,  tente memorizar os números de telefone, faça cálculos de cabeça (e só depois confira na calculadora), escreva sem o corretor gramatical )e cheque a ortografia apenas no fim), tente se lembrar ou deduzir informações antes de procura-las no google. Não se trata de voltar à era das cavernas, mas de aproveitar as inovações sem deixar que atrofiem seu raciocínio.
                                               ***
Ajuste  o sono e seu nível de atenção subirá. Você dorme pouco e se esquece  facilmente das coisas? Só conseguirá ajustar o sono depois que passar a se alimentar melhor, fazer atividades físicas e evitar cafeína à noite. Seu nível de atenção subirá bastante.
Aproveite o choque de disposição para se aventurar em novas atividades, como aprender a tocar violão ou piano. Sentirá diferença não só na sua capacidade cognitiva, mas até no olfato e na audição.
... E depois diga: Eu fiz e me dei bem!
Muitas vezes só temos motivação para aprender sobre um assunto se ele significa algo para nós, se tem sentido, se de fato nos interessa. Se você não sabe quais são seus temas favoritos, tentes este exercício: escreva 50 perguntas quaisquer – curiosidades que você  tem, que venham naturalmente à sua cabeça. Depois, leia a lista e tente identificar os assuntos que se repetem. Provavelmente ai  estarão áreas do conhecimento em que vale a pena investir, num divertido e estimulante processo de aprendizado que pode se estender por toda sua vida!
                                               ***
Faça aulas em uma escola voltada ao desenvolvimento da cognição. Lá realizam exercícios diversos, como o desenhar com os olhos fechados e praticar jogos de estratégia. Mas o que venha fazer mais diferença para você,  será usar o ábaco – moldura retangular com fileiras de hastes nas quais correm pequenas bolas, - usa-se em operações aritméticas, isso aumentará muito a sua concentração. Sentirá que seu raciocínio ficará mais apurado. O que poderá contribuir até para você vencer sua timidez ou seu medo de sair de casa. Tente passo a passo, quem sabe se sentira mais feliz e com bom humor!
                                                           ***
Durma bem. Pratique atividades físicas, cuide da alimentação. Essas regras, fundamentais para a saúde como um todo, são o que, na prática, mais contribui para a inteligência. Sem os devidos nutrientes, o cérebro não funciona como todo seu potencial. Uma rotina de exercícios aeróbicos mantém a boa circulação sanguínea na cachola. E horas suficientes de sono são fundamentais para o corpo fazer a manutenção das sinapses – que são as ligações entre os neurônios, por meio dos quais as células nervosas se comunicam.
                                                           ***

A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY







quinta-feira, 22 de junho de 2017

“LER PARA SER, POIS NÃO HÁ TEMPO A PERDER”


Meu amigo, minha amiga – Vamos juntos dizer estas palavras, lembrando que em pensamento estou e sempre estarei com você: - somos gratos ao Mestre Jesus e jamais lhe pediremos que nos retire o cálice amargo da aprendizagem. É nosso dever absorvê-lo até o fim, porque contem o valor curativo para as feridas que ainda sangram em nosso ser. Feridas do egocentrismo.
A luz pertence aos que lutam por conquista-la e se propõem apagar o tributo da autorrenovação.
Que o Senhor nos inspire no caminho da evolução, para que, por nossos esforços, possamos constituir-nos em suporte do saber aliado à verdade, colunas mestras que sustentarão o templo de nosso espírito, no qual poderemos desfrutar a paz que nos está reservada.
                                                           *
Todo progresso humano é feito de experiências dolorosas porque são baseadas no rompimento de antigas tradições de permanecer sem evolução, representando a coragem de enfrentar os obstáculos firmemente estabelecidos por um grau involutivo que deve ser superado.
Por ficar sem desenvolvimento nesse grau inferior o ser humano encontra-se  cercado pelas vibrações que lhe são afins. Porém, em dado momento, deseja romper as cadeias da inferioridade e precisa enfrentar a luta com o próprio ambiente feito de vibrações inconsistentes para a realização dos seus anseios.
À custa de perseverança e amor, conseguirá sintonia com um grau evolutivo mais alto, consolidando-a através do tempo.
No entanto, no decorrer desse processo de evolução, muitas vezes a pessoa será envolvida pela negação de suas possibilidades. Se desanimar, adiará a consolidação dos valores positivos e quando sentir que mais vale caminhar pouco do que estacionar, recomeçará do ponto onde parou.

                                                           *
Meu amigo, minha amiga – É preciso ter fé, esperança e caridade para consigo mesmo.
Fé em suas possibilidades de realizar com esforço, prazer e alegria.
Esperança no desabrochar gradativo de novas virtudes.
Caridade perdoando e compreendendo a impossibilidade de acertar totalmente ainda.
Na luta contra as próprias imperfeições é comum o entrechoque de emoções contraditórias  produzir um clima de incompreensão passageira, em que a alma é tentada a desiludir-se de si mesma.
Você necessita estar seguro da capacidade de renunciar e perdoar, firmando-se no exemplo de Jesus que ensinou o amor e o perdão incondicional como bálsamo  capazes de curar todas as chagas humanas, de eliminar todos os conflitos, de proporcionar toda libertação.
O Amor Divino é Universal, e não interroga se você está merecendo-o para fazer-se presente. Uma humilde e fervorosa prece de louvor ao Pai lhe isolará temporariamente das contradições humanas, envolvendo você nas vibrações do amor, do qual parecia afastado. Sem esta  recomposição de forças diante do Eterno, faltará a fé em si mesmo, a esperança de dias melhores e você estará impedido de sentir a caridade do Alto para consigo.
Reconforte-se no Amor Universal que lhe chega a todo instante, a fim de que possa utilizá-lo em seu próprio benefício, estendendo-o aos seus irmãos de jornada evolutiva.
                                                           *
Uma das maiores dificuldades do ser humano é a partilha. Há sempre, num primeiro momento, um pensamento individualista em relação às coisas. Como isso é perigoso, porque pode custar a nossa evolução moral e espiritual.
Quando a busca pela felicidade, pelos bens materiais nos afasta das pessoas, do bom sendo e de Deus, ela certamente não tem um bom desfecho. O TER não deve predominar sobre as pessoas. A Felicidade não está vinculada ao quanto temos. A nossa personalidade, o nosso caráter não está ligado à nossa ostentação. Quanto mais simples, mais abertos à graça de Deus. É bom sempre  lembrar disto!
                                                           *
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY


UM GRANDE DESAFIO – O MUNDO PEDE SOCORRO


Quando buscamos conhecer mais sobre Deus e o invocamos em oração, é normal crescer dentro de nós a chama do seu Amor e, a curiosidade sobre Ele, nos leva automaticamente à sua criação.
Por exemplo: Os animais e suas espécies, os vegetais, com tanta diversidade, isto já nos remete a Deus, mesmo sem voltarmos nossos olhos ao corpo humano, com seus trilhões de células constantemente se multiplicando e, nesse turbilhão da multiplicação, sem se confundirem, vão se aglutinando em seus devidos lugares, ofertando-nos como Dádiva Divina a saúde física e espiritual.
Deus é Amor, disse Jesus. Quem ama está com Deus, e quem odeia está longe Dele.
Aproximemos nosso coração em oração, do Todo Poderoso Senhor de nossa vida.
Deixemos a nossa consciência em vigilância diária, porque o Mundo necessita com  máxima urgência de todo poder mental com luz, paz, coerência e muito amor, numa união sem tréguas com as Divinas Potências das Energias Cósmicas, para proteger as áreas de risco sob o domínio dos terroristas, pois estão ganhando terreno e querem exterminar grande número de seres humanos, principalmente as crianças.
A cada dia, a cada minuto, o noticiário avisa sobre o perigo crescente, até chegar a hora em que o poder político dos países europeus, asiáticos e americanos, não conseguirá fazer um acordo de Paz.
O tumulto crescerá, a população perderá o rumo da ordem, o medo de sair pelas ruas, praças, shoppings, restaurantes, teatros, escolas, igrejas, academias, cinemas, clubes, praias – se fará tão forte que transbordará em pânico geral.
Meu amigo, minha amiga – Não esqueçamos de que Deus nos enviar os trabalhadores mensageiros do Bem e do Amor, e t nos conectarmos a eles para que essas energias sejam captadas e envolvidas pelos fluidos do Universo. A nossa fé raciocinada é a grande prova de que, sem força de vontade e querer não há como obter os resultados. Também não nos esqueçamos de que, se estamos na Terra é porque temos condições de fazer algo de bom, não viemos a passeio. Viemos para amar  nossos irmãos da grande família da Terra e de todo Universo.
                                                           *
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY


quarta-feira, 14 de junho de 2017

DEUS ABENÇOA SEMPRE OS QUE FAZEM O BEM


Deus é o nosso Pai de infinito Amor e Misericórdia e, como  sabemos, o Criador de todo o Universo. E assim sendo, toda a vida que palpita em nosso Planeta Terra vem de Deus, e nós, os Seus filhos e usufrutuários desta casa, não precisamos e nem devemos nos utilizar de rituais e oferendas para agradarmos ao Nosso Criador, pois tudo no Universo Lhe pertence.
Deus não Se agrada de rituais e sacrifícios, em que Ele vê seus filhos jejuarem por longos períodos, outros se sacrificam, abrindo sulcos pelo corpo, perdendo sangue – e isto, dizem, é para purificar a Alma. Outros se submetem a sofrimentos físicos descomunais para o “pagamento” de suas promessas. Deus não se alegra e nem quer nada disso, de nenhum desses atos de Seus filhos. E existem seitas em que seus adeptos sacrificam animais, em oferendas, e até pessoas: adultos, jovens, crianças são levadas á morte com o intuito, segundo acreditam, de agradar a Deus, de suavizar a fúria dele.
Deus é Pai  de Amor, Misericórdia e Bondade Infinitas, por isso, nos proporciona todas as oportunidades necessárias de renascimento, de renovação incessante da vida. Através de cada existência todos os dias, a cada instante, ele nos contempla de bênçãos, desde o berço, a família, com oportunidades de aprendizado sem fim.
Na centelha divina, colocada em forma latente por Ele dentro de cada um de nós, estão contidas todas as virtudes que precisamos desenvolver através do bem que deveremos vivenciar em favor do próximo, a fim de preenchermos nossa vida de amor, pois esta é a única forma de sermos felizes.
Se Deus nos dá tudo o que precisamos para nossa vida, nosso aprendizado, nossa reparação do passado e nossa evolução espiritual, com que finalidade Ele iria querer de nós: dinheiro, incensos, estátuas de pedra, de ouro e outros objetos? Tudo isso é perecível, material  e passageiro. Com que finalidade, se nada nos pertence, até o nosso corpo fica, ao partirmos para o outro lado da vida?
O que aqui existe só  temos como empréstimo, pois tudo pertence a Deus e Ele não tem banco, não nos vende um lugar no céu, não faz barganha conosco e não quer o sangue dos homens, Seus filhos, e nem dos animais para agradá-Lo.
Os espíritos inferiores que persistem  no mal e não querem mudar e nem se render ao amor e aos ensinamentos do nosso Mestre Jesus, para manterem sua forma física no corpo perispiritual, é que necessitam se alimentar dos fluidos vitais que emanam do sangue dos animais e das pessoas sacrificadas em seitas formadas e buscadas por pessoas que desconhecem o Evangelho de Jesus. Elas acham que podem ter felicidade, sucesso material, paz e esperança à custa desses rituais, pagando o que for necessário para que os outros resolvam os seus problemas, mas com isso, só se comprometem mais com a Lei da Vida e se colocam nas mãos daqueles espíritos, dos quais se farão escravos após desencarnarem.
Precisamos ajudar nossos irmãos de caminhada com a fé raciocinada e a verdade (como dizia Jesus em suas pregações – “Conhecereis a Verdade e ela vos libertará!”).
Para isso, se faz necessário a divulgação e o estudo sério da Doutrina Espírita que é o Cristianismo Redivivo; pelo estudo das cinco obras de Allan Kardec (O Livro dos Espíritos, o Livro dos Médiuns, o Evangelho Segundo o Espiritismo, a Gênese, o Céu e o Inferno) e os livros do nosso inesquecível Chico Xavier (412 em vida) dentre ele a série de André Luiz formada de 16 volumes. O primeiro é “O Nosso Lar”. São livros que nos orientam e esclarecem sobre a nossa realidade no plano físico e espiritual. Outros autores sérios nos ajudam no encontro com a Verdade, sem fantasias e ilusões. Livros  esses que nos fazem compreender que, se quisermos agradar a Deus, ao invés de rituais e cerimônias, devemos amar o próximo, ajudando a diminuir o sofrimento dos pobres e aflitos, empregando nosso tempo e nosso dinheiro no alívio da fome, do frio e das dores dos nossos semelhantes, levando alimentos, roupas, medicamentos, sorrisos, carinho, palavras de estímulo e esperança a quem necessita.
Doemos de nós, do nosso tempo em ouvir uma dor, um desabafo, visitemos e sejamos voluntários de trabalhos em hospitais, asilos, orfanatos, abrigos, creches, etc. levemos a página do Evangelho, a prece, o ombro amigo àquele que necessita; isto sim,  agrada a Deus.
É no trabalho do bem e do amor ao próximo que em nosso coração se fará sentir a verdadeira alegria de viver, a verdadeira felicidade, que nenhuma palavra conseguirá traduzir, que não se apagará do nosso coração, que não deixará um vazio depois, porque é um tesouro que nenhum ladrão poderá  roubar, que jamais enferruja e que a traça não corrói.


A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY



domingo, 11 de junho de 2017

LER OU NÃO SER OU LER PARA SER


Quando alguém vem e nos dá uma palavra de Fé, de Amor, de Esperança, - “É JESUS QUE ESTÁ VINDO CAMINHAR CONOSCO”.
Você que lê meus textos e me conhece pessoalmente: saiba que pode contar comigo!
Você que lê meus textos e não me conhece: saiba que também pode contar comigo!
E sabem por que digo isto? Porque sempre estou desafiando minha capacidade de encarar vida, de encontrar um jeito de descobrir o verdadeiro prazer de viver escrevendo, ganhando conhecimentos e criando alternativas para alegrar o meu dia a dia, mesmo que, como médium receba mensagens espirituais informando que “o mundo está por um fio” e “visões sobre grandes catástrofes”.
É desse jeito que me coloco a serviço de Deus. É com essa disposição que presencio o nascer do dia, para estar em oração no momento em que os raios do sol aparecem no céu. Esse momento é o melhor para meditar, a mente está descansada, não há ruídos nem interferências e é também o mais criativo. Mas posso dizer também  que contemplar um novo dia me traz sensações muito agradáveis e sublimes de pura serenidade. E me renovo para ter condições de me concentrar verdadeiramente em uma nova ideia. Quando chega a noite, me sinto estimulada para combinar informações e estudos que faço sobre o meu emocional e  o racional para ampliar conhecimentos e poder escrever prazerosamente, absorta em um novo texto, sem notar o tempo passar.
Segundo especialistas, momentos assim são um dos segredos da felicidade, porque faz bem para a saúde do cérebro. Estimula os neurônios a criar novas conexões entre si, melhorando a capacidade de processar informações. Isso ajuda, inclusive, a prevenir problemas ligados ao envelhecimento, como o Alzheimer.
                                                           *
Leia e releia o evangelho Segundo o Espiritismo, mesmo que você não seja espírita, e veja como ele é simples, belo e de uma mensagem radiante. Uma norma de etiqueta acaba se transformando num dos maiores ensinamentos do Mestre Jesus.
Uma pessoa prudente pode evitar situações embaraçosas e vergonhosas. No fundo, no fundo, essa leitura quer mostrar o seguinte: o que tem valor para você, as aparências ou as coisas como elas realmente são? O que é pouco duradouro passa rápido e não deixa vestígio, ao passo que a prudência, a realidade, fazem você mais feliz, porque lhe faz relacionar com as pessoas por inteiro e não pela metade. Busque isso, e  por favor, releia o Evangelho. E perceberá o sentido explícito da frase: “ler ou não ser, ou ler para ser”.
                                   *
Conheça a si mesmo. Uma proposta feita por Jesus que, por sinal, continua viva em nossos dias. A beleza vem de dentro. Ela é consequência de uma autoestima saudável. E para chegar lá é importante ter noção clara de quem você é, quais são seus defeitos e qualidades, o que é possível ser transformado, o que precisa ser aceito. Assim, você fica mais consciente e confiante para traçar seu destino. Um bom caminho para atingir o autoconhecimento é fazer uma boa leitura, aquela que abre uma janela para você ver o sol nascer dentro de si, e sentir o amor pela vida, receber naturalmente a energia mais pura do Universo – AMOR. Este eterno companheiro, ao qual devemos dar mais valor no dia a dia. Amar deve ser um exercício diário para conhecer a si mesmo!
                                                           *
Em concentração e silêncio devemos reunir as forças para a ação correta.
                                                           ***
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” – POR LUÍZA CONY


O BÁLSAMO DA ESPERANÇA


A alma humana só pode realmente progredir na vida coletiva, trabalhando em benefício de todos. Uma das consequências dessa solidariedade que nos liga, é que a vista dos sofrimentos de alguns perturba e altera a serenidade de outros.
Assim, é preocupação constante dos Espíritos Superiores levar  às regiões obscuras, às almas retardadas nos caminhos da paixão e do erro, as irradiações do seu pensamento e os transportes do seu amor. Nenhuma alma pode se perder; se todas tiverem sofrido, todas serão salvas. No meio de suas provas dolorosas, a piedade e o afeto de suas irmãs as enlaçam e as conduzem para Deus.
Como compreender, com  efeito que os Espíritos radiosos possam esquecer aqueles que outrora amaram, aqueles que partilharam suas alegrias, seus preocupações e pensam ainda nos caminhos estreitos da Terra?
A queixa dos que sofrem, dos que o destino encadeia ainda aos mundos atrasados, chega até eles e faz nascer a sua generosa compaixão. Quando um desses apelos atravessa o Espaço, eles deixam as moradas celestiais para derramar os tesouros de sua caridade, nas escuras fendas dos mundos materiais. Qual  as vibrações da luz, os transportes do seu amor, se propagam na extensão, levando o consolo aos corações entristecidos, vertendo sobre as chagas humanas o bálsamo da esperança.
Muitas vezes, também, durante o sono, as Almas terrestres, atraídas por suas irmãs mais adiantadas, lançam-se com força para as alturas do Espaço para se impregnarem dos fluídos vivificantes da Pátria Eterna. Ali os Espíritos amigos as cercam e aconselham-nas, reconfortam e acalmam as suas angústias; em seguida, espalham pouco a pouco, a luz em torno delas. A fim de que as tristezas e as lamentações da separação não as atormentem, e deste modo, os Espíritos amigos as reconduzem as fronteiras dos mundos inferiores. Seu despertar é melancólico, mas agradável, e, embora esquecidas de sua passagem pelas altas regiões, sentem-se elas reconfortadas e retomam mais alegremente os encargos de sua existência neste nosso mundo.
Nas  almas evoluídas, o sentimento de solidariedade torna-se bastante intenso para se transformar em comunhão perpétua com todos os seres e com Deus. A Alma pura comunga com a Natureza inteira, inebria-se nos esplendores da Criação Infinita. Tudo lhe fala uma linguagem harmoniosa.
A Alma atenta descobre a manifestação do pensamento invisível que cobre o Cosmos. Este reveste para ela um aspecto encantador. Torna-se o teatro da vida e a  comunhão universais, comunhão dos seres uns com os outros e de todos os seres com Deus, o PAI SUPREMO e ETERNO – de todas as almas, em todas as moradas do Universo.
Não há distância entre as Almas que se amam, porque se comunicam através da extensão.
O Universo é animado de vida potente: vibra qual uma harpa sob a ação divina. As irradiações do pensamento o percorrem em todos os sentidos e transmitem mensagens de Espírito a Espírito, através do Espaço. Esse Universo que Deus povoou de inteligências, a fim de que o conheçam e o amem e cumpram a sua Lei. Ele o enche de sua Presença, ilumina-o com a sua Luz, aquece-o com o seu Amor e com a União Eterna da Fraternidade e da Igualdade.
                                                           *

A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” – POR LUÍZA CONY