segunda-feira, 30 de abril de 2018

O SER HUMANO NADA PODE SEM DEUS



Peço um pouco da sua atenção para esta nova etapa na Terra. Os valores dos princípios Cristãos deixados por Jesus são fundamentais para o progresso pessoal e social. É importante meditar sobre o que está tendo de experiências. Refletir sobre o que faz com a própria vida. Lembrando, que o espírito necessita de evolução moral e não dos entretenimentos noturnos carregados de bebidas alcoólicas, drogas, excesso de desejos sexuais, condutas que vão deixar marcas negativas no corpo, na mente  e principalmente no espírito.
Torne-se um verdadeiro aprendiz do Mestre Espiritual Cristo; pois viver o Amor Dele, é compreender as verdades do Evangelho, mesmo que o egocentrismo ainda não aceite mudanças.
A pura fé em Deus é a grande busca da Humanidade, poucos a viveram, muitos ainda buscarão e vivenciarão. Mas a mudança de mentalidade é um processo demorado.
Quantas vezes, é preciso trabalhar demasiadamente com uma deficiência mental, sentimental e emocional, pode levar anos. Pode-se ler e fazer o Evangelho no Lar, preparar-se em cursos sobre Reforma Íntima e meditação, e, simplesmente não conseguir resolver a questão da mudança de mentalidade, do conhecimento de si mesmo, da felicidade e sua ação na vida cotidiana.
Tente descobrir-se mais. Experimente conscientizar-se de que isso serve de alimento para pensar na mudança de mentalidade para encontrar a finalidade de sua estadia na Terra, dure o tempo que durar. E ser feliz pelo que você é e não por aquilo que tem ou que quer ser.
Através da visão do ego, você pode buscar outras palavras altruísticas e de compaixão humana; mas seja sábio e inteligente no amor que sente por sua vida, por sua natureza racional, pensante.
Alguém no passado disse: “Aliás, nós não escutamos nem a nós mesmos”. E eu digo, ou  melhor acrescento: - “Que dirá escutar o Cristo que está dentro do próprio ser”. E como Consolador, ele deixou esta parábola: “Vinde a mim, todos os que andais em sofrimento e vos achais carregados, eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu Jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas, porque Meu Jugo é suave e o meu Fardo é leve”. (Mateus)
Homem no mundo...
Homem do Universo...
Saiba escutar com carinho e atenção o que a Voz do Cristo lhe segreda no seu mundo interior. Tenha uma permanência serena ao reunir estes dados. Verá desarmada toda a sua negatividade, todos os sofrimentos, dissolvida a conflitante confusão entre os bens materiais que são passageiros e os bens morais e espirituais que são eternos, que não vão evaporar como uma névoa, porque pertencem ao vasto e imaculado Céu de sua Natureza Absoluta de Essência Divina.
... Agora, relaxe e viva  todo Amor Puro do Cristo que está dentro de ti. Isso é meditação em essência. Isto é felicidade no seu templo interior. Neste momento aqui lembrado.
                                                           ***
Se fraco estou, levantar-me-ei e buscarei o Cristo dentro de mim mesmo.

Estudando o comportamento humano sabe-se hoje com absoluta certeza, que a distância que separa a palavra do exemplo é enorme. O homem moderno apesar dos conhecimentos que adquiriu, ainda é muito apressado em falar e, dificilmente gosta de ouvir, o que dificulta muito o aprendizado do exemplo que é, na realidade, a prática daquilo que falamos.
O indivíduo precisa trabalhar muito, viver muito, e exercitar todas as experiências terrenas durante muito tempo, para que depois de muitas vidas, muitas mortes, e ainda muito tempo continuar a ser a mesma alma.
A nossa palavra e o nosso exemplo são atitudes ligadas a Deus e aos homens, mantendo a compreensão de que o que temos vem da fonte mantenedora, vem de Deus, nosso Criador, que nos envolve de luz e de conhecimento. Compartilhemos esse acervo com os mais necessitados que aguardam a nossa cooperação para um despertar glorioso em suas vivências.
Um detalhe muito importante a respeito da palavra e do exemplo é que o mundo onde vivemos estará sempre de acordo com nossas ações, primeiro individualmente e, coletivamente, num processo gradativo e homeopático que vai do simples ao mais complexo, renovado, constantemente, tendências e pendores, ajustando-se às Leis Divinas que regem a Vida Cósmica.
No estágio atual em que evoluímos, ainda é muito difícil aceitarmos nossas imperfeições, isto porque perdemos longo tempo julgando os outros, esquecendo que também podemos ser julgados, pelos muitos equívocos que já cometemos nesta e em outras vidas, permanecer dormindo na consciência imortal que somos, aguardando apenas um pequeno sinal, para que sejam afloradas.
O ser humano é o único responsável pela própria mudança de plano vibratório e, levará para o outro lado da vida, o céu ou o inferno que construiu dentro de si mesmo, decorrendo dai que o importante serão o tipo de carga que vamos colocar em cima do “caminhão-morte”. Se colocarmos carga corrosiva como maldade, ódio,  ressentimento, inveja, orgulho ou egoísmo, certamente encontraremos muitas dificuldades na nova moradia, mas ao levarmos carga leve como a bondade, a paciência, a caridade, os laços fraternos e a solidariedade não teremos nenhum problema em nos adaptar à nova situação, pois ganharemos nossa real liberdade e, a morte tão temida por todos será apenas um sono que se completa, enchendo nosso coração de alegria e felicidade.
Zele pelo seu comportamento diante dos outros, não dando nenhum motivo para que falem mal de você, deixando com seu exemplo, os inimigos gratuitos envergonhados, que com o tempo acabam modificando o conceito a  seu respeito, tornando-se, às vezes, grandes amigos, aumentando o contingente daqueles que caminham com você nessa jornada milenar rumo ao Infinito.
Toda minha gratidão por ter lido estas palavras, e saiba mais: Quando tentamos entender a vida de pleno amor do Cristo, é porque descobrimos que não devemos separá-la da nossa vida.

A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY


segunda-feira, 23 de abril de 2018

INTRODUÇÃO



Não há de modo algum, ESPIRTISMO sem JESUS CRISTO, mesmo que muitos afirmem o contrário. E isto, ainda é objeto de discussões;
DOUTRINA ESPÍRITA! Nossa eterna gratidão por nos mostrar o CRISTO – MESTRE DOS MESTRES, em todos os seus ensinamentos.
Que possamos tocas muitos corações com os textos escritos em – A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA”, crendo que no futuro nos encontraremos radiantes quando estivermos renovados, olhando a vida e as pessoas com os olhos de amor incondicional.
Luíza Cony
                                                           ***
Com a chegada de Jesus, DEUS, em Sua caridade inesgotável, permitiu ao homem ver a verdade em vez das trevas.
Quando Jesus partiu, as trevas voltaram. O homem, entre as alternativas de conhecer a verdade e permanecer na ignorância, preferiu esta última, e o mundo perdeu-se novamente. Como os Profetas do Antigo Testamento, os Espíritos começaram a falar, advertindo a todos: - “O mundo está balado em suas bases, o trovão provocará estrondo, sejam firmes!”
Os Cristãos sabem que o coração e o amor devem andar unidos à ciência. Após 21 séculos, o Reino do Cristo infelizmente, ainda não  chegou, apesar do sangue de inúmeros mártires. CRISTÃOS, VOLTEM AO MESTRE. Ele só quer salvá-los, pois tudo é fácil para aqueles que creem e amam, e o amor traz uma alegria indescritível ao Cristo. Sim, o mundo está abalado e são os BONS ESPÍRITOS que estão dizendo. Todos devem estar preparados para as mudanças que irão acontecer, para que não sejam surpreendidos.
A revolução que está sendo preparada e mais de ordem moral do que material. Os grandes Espíritos, enviados por Deus, procuram inspirar a Fé em todos os trabalhadores esclarecidos, para que a Voz Humilde de cada um possa ser ouvida. O fato de serem pequenos, como um grão de areia, não deve servir de pretexto para que não façam a sua parte. Sem o grão de areia as montanhas não existiriam, pois cada um tem sua missão, cada um tem seu trabalho. A formiga não constrói seu formigueiro e os animais pequenos não erguem continentes?
Os espíritas são os Apóstolos da Paz Universal e não da guerra, e, semelhantes a São Bernardo, eles são os símbolos da felicidade e do devotamento. Olhemos e marchemos para frente! A Lei dos Mundos é a Lei do Progresso.
O papel de Jesus não foi somente o de um Legislador Moralista, que utilizou apenas a autoridade de Sua palavra. Ele veio trazer vários ensinamentos aos homens, cumprindo assim as profecias que anunciaram a Sua vinda. Sua  autoridade vem da natureza excepcional de Seu Espírito e de Sua Missão Divina. Entre tantas coisas, Jesus veio ensinar que a vida definitiva não está na terra, e sim no Plano Espiritual. Ele veio mostrar, também, os caminhos que conduzem o homem até esses planos e a maneira de se reconciliar com Deus, para que o retorno ao Plano Espiritual, após o desencarne, se dê em uma condição melhor. Preveniu sobre as coisas que iriam acontecer, para que os destinos da Humanidade pudessem cumprir. No entanto, Jesus não pode transmitir todo Seu conhecimento, pois os homens não estavam preparados para  recebe-lo. Assim, limitou-se a lançar a ideia das coisas que ainda não podiam ser compreendidas.
Para receber as verdades de forma completa, o Espírito Humano precisaria adquirir  certo grau de maturidade. Caberia à ciência contribuir para que essas ideias pudessem ser reveladas. Portanto, era preciso dar tempo para que a ciência progredisse.
                                                           **
O CRISTO CONSOLADOR – INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
A CHEGADA DO ESPÍRITO DA VERDADE (palavras do Espírito da Verdade)
Venho, como antigamente, entre os filhos perdidos de Israel, trazer a Verdade e dissipar as trevas. Escutem-me.
O Espiritismo, como a minha palavra fez antigamente, veio lembrar aos incrédulos que acima deles reina a verdade imutável que é o Deus bom, o Deus justo, que faz germinar as plantas e levanta as ondas. Revelei a Doutrina Divina, e, como colhedor de cereais, reuni em feixes o bem espalhado pela Humanidade e disse: “Venham a mim, todos vocês que sofrem!”
No entanto, os homens ingratos desviaram-se do caminho reto e largo que conduz ao Reino de meu Pai e se perderam nos ásperos caminhos da incredulidade.
Meu Pai não quer terminar com a Raça Humana. Ele quer que, ajudando-se uns aos outros, mortos e vivos, ou melhor, mortos segundo a carne, pois a morte não existe, socorram-se mutuamente, e que se ouça clamar, não mais a Voz dos Profetas e dos Apóstolos, mas sim a voz daqueles que já desencarnaram dizendo: - “Orem e Creiam! Pois a morte é o renascimento e a vida é a prova que foi escolhida por vocês, durante a qual as Virtudes devem crescer e se desenvolver como o cedro”.
Homens fracos, que compreendem sua própria ignorância, não afastem a tocha que a Bondade de Deus colocou em suas mãos para iluminar o caminho e reconduzi-los, como crianças perdidas, aos braços do Pai.
Sinto muita compaixão pela miséria em que encontram e pela fraqueza imensa que demonstram para não estender a mão em socorro aos infelizes  desgarrados que, vendo o céu, caem no abismo do erro. Acreditem, amem e meditem sobre todas as coisas que são reveladas. Não misturem o joio com a boa semente e nem as mentiras ilusórias com as Verdades.
                                                           ***
O Espiritismo é de Ordem Divina, pois está de acordo com as Leis da Natureza. Acreditemos! Tudo que é de Ordem Divina possui um objetivo elevado e útil. O Mundo estava se perdendo. A Ciência desenvolvia-se em detrimento dos valores morais, conduzindo o homem exclusivamente ao bem-estar material, o que revertia em proveito para o Espírito das trevas.
O Espiritismo é o instrumento que nos ajuda a compreender, de forma mais fácil, os ensinamentos de Jesus Cristo.
Espíritas! Amem-se, eis o primeiro ensinamento; instruam-se, eis o segundo. Todas  as verdades se encontra no Cristianismo.
Os erros que nele encontramos são de origem humana. Do além-túmulo, que muitos acreditam vazio, vozes gritam: -  “Irmãos! A morte não existe; Jesus é o vencedor do mal, sejam vocês dos vencedores da incredulidade! (O Evangelho Segundo o Espiritismo)
                                                           ***
Cristo! Aqui estamos para sentir o bem da Vossa Misericórdia. Dai-nos as bênçãos e as forças necessárias para alimentarem nosso espírito, porque  é grande a marcha da vida.
Somos trabalhadores do Vosso Reino; porém não temos a Vossa coragem para curarmos nossas imperfeições. Guiai-nos nesta nossa trajetória evolutiva para seguirmos confiantes nas instruções do Vosso Evangelho, que cura as nossas dores, as nossas incertezas e fraquezas.
Cristo  fazei-nos humildes e perseverantes para sermos capazes de sentir a Vossa Paz, e coloca-la no cumprimento do nosso dever de amar e respeitar nossos semelhantes, na difícil jornada no Planeta Terra.
Agora, pronunciemos em silêncio: Cristo! Toda nossa confiança está em vós. Assim seja!
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY





sexta-feira, 20 de abril de 2018

“O LAR É UMA CÉLULA DO MUNDO”



Um mundo construído de células doentes não pode ser um mundo sadio...
Somos uma grande família dispersa em diversos setores de trabalho com o Espiritismo por nossa bênção de luz.
Hoje cada um de nós permanece em linha particular de luta, mas amanhã estaremos todos novamente reunidos na VIDA REAL, apresentando, cada um de nós, a soma dos esforços que levou a efeito para nos desincumbirmos dos sagrados deveres com que fomos agraciados, não é mesmo?
                                                           ***
A guerra ainda faz parte da evolução do ser humano, e por mais que se faça, na política, no comércio, na ciência, na aproximação entre os povos o trabalho e a evolução dos direitos individuais, os homens não conseguem resolver o problema da PAZ, visto que a guerra, “monstro de mil faces” que começa no egoísmo de cada um, que se corporifica na discórdia do lar, e se prolonga na intolerância da fé, na vaidade da inteligência e no orgulho das raças, alimentando-se de sangue e lágrimas, violência e desespero, ódio e adubo, tão cruel entre as nações supercivilizadas do  século XXI, quanto já o era na corte sombria de Ramsés II, somente desaparecerá quando o EVANGELHO DO CRISTO iluminar o coração humano, fazendo com que os habitantes da Terra se amem verdadeira como irmãos.
Quando os seres humanos compreenderem a justiça e praticarem a LEI DE DEUS. Nessa época, todos os povos serão irmãos.
Para isso será necessário o esforço de cada um de nós, buscando implantar a paz dentro dos nossos lares, o respeito e o amor no coração de nossos familiares, através de exemplos.
A PAZ DEVE COMEÇAR DENTRO DE CADA LAR!
Que Jesus nos ampare para que possamos ajudar a ter um mundo melhor.
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY

PRINCIPAIS MOTIVOS PARA FAZER O EVANGELHO NO LAR



Um casal, muito amigo, veio procurar-me em Itatiba/SP, porque algo estranho estava acontecendo em casa.
Dizia Ruth: - Ouço ruídos, pés se arrastando, murmúrios, não sabemos o que fazer.
Calmamente, ouvi e depois orientei:
- Façam o EVANGELHO NO LAR. Todos os dias, com hora marcada. Jesus ali estará com seus emissários, mas façam por seis anos. Após esse a prazo, vocês terão uma surpresa.
Curiosos, diante da resposta que dei, voltaram e durante seis anos, assiduamente, fizeram o EVANGELHO NO LAR. Notaram que os ruídos cessaram, mas a curiosidade estava no exato dia que se completaram os seis anos.
Esperaram até o amanhecer do dia seguinte... e nada. Cansados, adormeceram. Quando a Ruth e o Romulo acordaram e passaram pela sala, ficaram assustados com o que viram. As gavetas dos móveis da sala estavam todas abertas e tudo pelo chão.
A primeira coisa que foram procurar era um valioso diamante que estava guardado, há muitos anos, numa caixinha de madeira, dentro de uma das gavetas. E a surpresa foi de que o diamante desaparecera. E era joia de família, passara por várias gerações.
Decepcionados, voltaram a Itatiba. Relatara-me o acontecido e a surpresa maior foi a resposta que dei para Ruth e Romulo:
- Mas essa era a grande surpresa e o grande presente que Jesus lhe proporcionou. Esse diamante é de um valor incalculável e, por causa disso, muitos foram os crimes cometidos e suicídios, para aqueles que o guardavam com avareza, que chegavam ao ponto do desequilíbrio, por isso os crimes e suicídios.
Este diamante estava sendo acompanhado por todos aqueles espíritos que se envolveram para continuarem a  ser donos da joia. A casa de vocês estava repleta de obsessores.
Com o Culto do Evangelho, muitos foram esclarecidos e recolhidos para tratamento, mas vinte e poucos desses obsessores, ali permaneceram. Então, a Espiritualidade responsável pelo Culto promoveu a retirada desses últimos, através do roubo da joia, porque como ladrões a levaram, os obsessores foram juntos, deixando o lar de vocês em paz. Claro que não foram os instrutores espirituais que promoveram o assalto, apenas aproveitaram a oportunidade para livrá-los desse pesadelo.
Observação: A cura das obsessões graves requer muita paciência, perseverança e dedicação. Existe, também, tato e habilidade a fim de encaminhar para o bem Espíritos muitas vezes perversos, endurecidos e espertos.
Entre esses Espíritos existem ainda, os que são rebeldes ao extremo. Na maioria dos casos, temos que nos guiar conforme as circunstâncias. Qualquer que seja a natureza do Espírito, um fato é certo: Não conseguimos nada pelo constrangimento ou pela ameaça. Toda influência sobre eles esta na ascendência moral.
Outra verdade comprovada pela experiência, assim como pela lógica, é a completa ineficácia dos exorcismos, fórmulas, palavras sacramentas, amuletos, talismãs, práticas exteriores ou quaisquer símbolos materiais.
A obsessão, quando muito prolongada pode ocasionar desequilíbrio na saúde e, por vezes, requer um tratamento simultâneo, seja magnético ou médico, para restabelecer a saúde do organismo. Após a destruição da causa, resta apenas combater os efeitos.
PRINCIPAIS MOTIVOS PARA FAZER O EVANGELHO NO LAR
1.     Estudar o Evangelho à Luz da Doutrina Espírita, possibilitando, assim, sua melhor compreensão;
2.     Procurar viver esta vida segundo a vontade de Jesus, nosso Mestre;
3.     Criar, nos lares, o hábito saudável das reuniões evangélicas;
4.     Despertar o sentimento de fraternidade e união entre os participantes;
5.     Desfrutar de momentos de paz;
6.     Higienizar nosso Lar com pensamentos e sentimentos elevados;
7.     Receber, em nossas residências, Espíritos Mensageiros do Bem;
8.     Aprender a fixar os ensinamentos do Evangelho para oferecer a outras criaturas;
9.     Conseguir, no Lar, e fora dele, o fortalecimento necessário para enfrentar as dificuldades materiais e espirituais que surgem em nosso dia a dia;
10.                       Despertar, nos participantes, o ensinamento de Jesus que pede para orar e vigiar os pensamentos;
11.                       Elevar o padrão vibratório de todos,  contribuindo assim, para um mundo melhor.
VIBRAÇÕES: Vibrar é emitir pensamentos de amor, paz, harmonia, prosperidade, alegria, etc. Devemos vibrar em nome do Cristo, nosso Divino Mestre.
Vibremos: Pela Paz na Terra; pela Unificação das Religiões; pela Fraternidade entre os Povos; pelos dirigentes de todas as Nações; pelo nosso amado Brasil; pelos nossos Governantes; pela saúde dos enfermos; pelos doentes do corpo e da alma; pela reabilitação dos que estão presos; pelos viciosos; pelo reerguimento dos decaídos; pelos trabalhadores do Bem; pelos vizinhos; pelos velhinhos; pelos jovens; pelas crianças; pela harmonia dos lares desajustados; pela iluminação dos espíritos sofredores; pelo nosso trabalho; pelos companheiros de trabalho; pela divulgação do Evangelho; pelos nossos amigos e inimigos e por nós mesmos.
Após a vibração em conjunto cada um pode fazer vibrações particulares onde pedirá auxílio para resolver seus problemas.
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY