segunda-feira, 30 de julho de 2018

DEVE-SE MANTER SEMPRE A GRANDEZA DO ESPÍRITO



Observe a vida das pessoas em geral. Não se atormente com pequenos problemas. Não se deve desperdiçar a energia, o mínimo que seja. Isso porque ela é uma parte da sua valiosa vida. Você deve armazenar a energia vital, eliminando ao máximo os desperdícios e utilizá-la proveitosamente. Com isso, pode aumentar o rendimento do seu trabalho e prolongar a sua vida.
Observando a vida das pessoas em geral, você percebe que elas levam uma vida comparável à de um balde cheio de furos: - a energia armazenada em seu interior está sendo consumida, sem ser utilizada de modo proveitoso. Desperdiça a vida sem perceber que vive a se queixar e lamentar de fatos sem importância, como se fossem casos sérios.
Não despreze a si mesmo. Não deixe sem desenvolver a parte mais nobre de seu eu.
É realmente lamentável que muitas pessoas fiquem pensando somente em como ganhar mais dinheiro, ou em lutar por aumento salarial, ou que tenham entusiasmo para desenvolver apenas as facetas rudes e agressivas de sua personalidade, esquecendo-se de desenvolver valores elevados, belos, artísticos e morais.
Não devemos de modo algum, menosprezar a nós mesmos, deixando abandonadas qualidades nossas que devem ser desenvolvidas.
Não podemos desprezar nenhuma das inúmeras qualidades que nos foram concedidas por Deus. Devemos procurar expressar, manifestar e desenvolver constantemente essas qualidades. Convém observar, porém, que desenvolver o instinto de luta não significa desenvolver o ser humano, mas fazê-lo retroceder ao instinto animalesco.
Se a pessoa é feliz ou não, depende de sua mente. Mesmo porque existe incontável número de pessoas que pensam “sou infeliz”, por mais riqueza material que possuam, por mais fisicamente saudáveis que sejam. Por exemplo, há famílias cujos integrantes não se amam uns aos outros e vivem brigando, tornam-se infelizes, por mais dinheiro que possuam. Por vezes, membros dessas famílias acabam cometendo suicídio. Não é possível considerar tais pessoas felizes.
Mas o que devemos atentar aqui é o fato de que, quando a pessoa vive com a mente angustiada, pensando “sou infeliz”, pode acabar adoecendo. Por que isto? Porque “o corpo físico é sombra da mente”, aquilo que causa desconforto mental acaba, um dia manifestando-se fisicamente, em forma de doença ou de acidentes.
Considerando bem, aparentemente o ser humano pratica maus atos ou é imperfeito, mas no âmago de sua mente possui um tesouro precioso. A esse tesouro, damos o nome de Divino Criador – nosso Pai. Compreendendo claramente essa imagem verdadeira, todas as pessoas conseguem perceber que são felizes, sendo tomadas pela intensa alegria de viver e, assim, acabam se curando de doenças.
Pela Lei de Ação e Reação, Deus nos concede a oportunidade de reconciliação com os inimigos do passado, de saldar as dívidas contraídas, através do amor e do perdão ás ofensas praticadas.
Nesta medida, a frase popular “aqui se faz, aqui se paga” interpreta-se, de maneira cristã, como a chance de confrontar pessoas e situações que nos foram infelizes no passado, aprendendo a amá-las.
Para que haja a harmonia e o entendimento mútuo, são necessários o sacrifício e a renúncia ao nosso orgulho, vaidade e egoísmo, chagas trazidas há muitas reencarnações.
Graças à Bondade do Pai Celestial, sempre temos a possibilidade do reencontro, aqui na Terra, para perdão das faltas do passado, e mais, contando com um elemento providencial: o esquecimento dos nossos erros seculares.
Cada encarnação encontra, na alma que recomeça vida nova, uma cultura particular, aptidões e aquisições mentais que explicam sua faculdade para o trabalho e seu poder de assimilação; por isso dizia Platão: “Aprender é recordar-se!”.
Não a assunto mais importante que o estudo do pensamento, seus poderes e ação. É a causa inicial de nossa elevação ou de nosso rebaixamento; prepara todas as descobertas da ciência, todas as maravilhas da arte, mas também todas as misérias e todas as vergonhas da humanidade.
O ser humano só é grande, só tem valor pelo seu pensamento; por ele suas obras irradiam e se perpetuam através dos séculos.
Não há progresso possível sem observação atenta de nós mesmos. É necessário vigiar todos os nossos atos impulsivos para chegarmos a saber em que sentido devemos dirigir nossos esforços para nos aperfeiçoarmos.
A verdadeira felicidade neste mundo está na proporção do esquecimento próprio. Disciplinando as impressões, as emoções, exercitando-nos em dominá-las, em utilizá-las como agentes do nosso aperfeiçoamento oral; aprender principalmente a esquecer, a fazer o sacrifício do “EU”, a desprender-nos de todo sentimento de egoísmo.
Nas horas matinais, a alma, pela oração e pela meditação, eleva-se com mais fácil impulso ate às alturas de onde se vê e compreende tudo – a vida, os atos, os pensamentos – está ligado a alguma coisa grande e eterna e que habitamos um mundo em que potências invisíveis vivem e trabalham conosco. Na vida mais simples, na tarefa mais modesta, na existência mais apagada, mostram-se, então, faces profundas, uma reserva de ideal, fontes possíveis de beleza. Cada alma pode criar com seus pensamentos uma atmosfera espiritual tão bela, tão resplandecente, como nas paisagens mais encantadoras, e na residência mais mesquinha, no mais miserável refúgio, há frestas para Deus e para a Luz Divina e Infinita.
Muito obrigada por dar-me esta oportunidade de ajudar você com estas palavras.



A INTELIGÊNCIA E A IRRADIAÇÃO DO AMOR



Acima de tudo, DEUS é AMOR. Por Amor, criou os seres para associá-los às suas alegrias, à sua Obra.
O Amor é um sacrifício; Deus colheu nele a vida para dá-las às Almas. Ao mesmo tempo que a efusão vital, elas receberiam o princípio afetivo destinado a germinar e expandir-se pela provação dos séculos, até que tenham aprendido a dar-se por sua vez, isto é, a dedicar-se, a sacrificar-se pelas outras almas. Com este sacrifício em vez de se amesquinharem, mais se engrandecem, enobrecem e aproximam do FOCO SUPREMO.
O Amor é uma força inesgotável, renova-se sem cessar e enriquece ao mesmo tempo aquele que dá e aquele que recebe. É pelo amor, sol das almas, que Deus mais eficazmente atua no mundo. Por ele atrai para si todos os pobres seres retardados nos antros da paixão, os espíritos cativos na matéria; eleva-os e arrasta-os na espiral da ascensão infinita para os esplendores da Luz e da Liberdade.
O amor conjugal, o amor materno, o amor filial ou fraterno, o amor da pátria, da raça, da humanidade, são refrações, raios refratados do amor Divino, que abrange, penetra todos os seres, e, difundindo-se neles, faz rebentar e desabrochar mil formas variadas, mil esplendidas florescências de amor. Até às profundidades do abismo de vida, infiltram-se as radiações do Amor Divino e vão acender nos seres rudimentares, pela afeição à companheira e aos filhos, as primeiras claridades que, nesse meio de egoísmo feroz, serão como a aurora indecisa e a promessa de uma vida mais elevada. É o apelo do ser ao ser, é o amor que provocará, no fundo das almas embrionárias, os primeiros rebentos do altruísmo, da piedade, da bondade. Mais acima, na escala evolutiva, entreverá o ser humano, nas primeiras felicidades, nas únicas sensações de ventura perfeita que lhe é dado gozar na Terra, sensações mais fortes e suaves que todas as alegrias físicas e conhecidos somente das almas que sabem verdadeira amar.
Assim, de grau em grau, sob a influência e irradiação do Amor, a alma desenvolver-se-á e engrandecerá, verá alargar-se o círculo de suas sensações. Lentamente, o que nela era senão paixão, desejo carnal, ir-se-á depurando, transformando num sentimento nobre e desinteressado; a afeição a um só ou alguns converter-se-á na afeição a todos, à família, à pátria, à humanidade. E a alma adquirirá a plenitude de seu desenvolvimento quando for capaz de empreender a vida celeste, que é toda amor – e a participar dela.
Nos últimos tempos, uma parte da humanidade está descobrindo DEUS aqui e agora, dentro da própria alma, através da verdadeira meditação.
Felizes são os que, pelo poder do espírito, se libertaram da tirania do materialismo, quer possuindo quer não possuindo bens materiais.
Ai de nós, se não nos tivermos enriquecido internamente! Seremos como aquele “servo mau e preguiçoso”, que devolveu a Deus o que de Deus recebera, sem nada ter criado com o poder criativo da sua alma.
É difícil ser sincero consigo mesmo, usar os bens materiais externamente sem ser apegado a eles internamente. É mais fácil abandoná-los também externamente do que ser sincero consigo mesmo, fazendo camuflagens de estar desapegado, quando não se está. Sem nada entramos neste mundo, e sem nada sairemos dele.
A casa dos tesouros está dentro de você. Olhe para dentro de si em busca da resposta que seu coração procura.
Nunca use as palavras “não posso ter” ou “não posso fazer”. Sua mente toma as palavras ao pé da letra e cuidará para que não tenha dinheiro ou a habilidade para realizar o que deseja. Afirme sempre “posso fazer todas as coisas boas com o poder da minha mente”.
Uma das Leis mais poderosas da vida é a LEI da FÉ. Não creia em coisas que o prejudiquem ou molestem. Creia no poder da sua mente para curar você, inspirá-lo, fortalece-lo e fazer com que prospere. E isso ocorrerá segundo a sua Fé.
Você possui uma mente e deve aprender a utilizá-la. Há dois planos em sua mente – o consciente ou racional e o subconsciente ou irracional. Você pensa com a mente consciente – e o que quer que comumente pense será de acordo com a natureza dos seus pensamentos. O subconsciente é a saúde de suas emoções e também a mente criadora. Se você pensar coisas más, acontecerão coisas más. É assim que a sua mente funciona.
Aplique a poder da terapia da oração em sua vida. Escolha um determinado projeto, ideia ou quadro mental. Unindo mental e emocionalmente a essa ideia, a oração será atendida na medida em que permanecer fiel à sua atitude mental.
Ocupe sua mente com as grandes verdades da vida e caminhe para frente à Luz do Amor.
Nenhum grande Mestre Espiritual recomenda a desistência de qualquer trabalho, a total passividade como supremo ideal de santidade.
Krishna, na Bhagavad Gita, recomenda a seu discípulo Arjuna: “Trabalha intensamente, mas renuncia a cada momento aos frutos do teu trabalho”.
Lao-Tse, no seu livro TAO, não cessa de repetir: “É necessário agir pelo não-agir”.
No Evangelho do Cristo lemos: “meu Pai age até hoje, e eu também ajo”. E a seus discípulos diz ele: “Quando tiverdes feito tudo que deveis fazer, dizei: somos servos inúteis; cumprimos a nossa obrigação, nenhum recompensa merecemos por isto”.
O que você determina e sente como verdadeiro torna-se a realidade. Ordene amor, harmonia, saúde, paz, alegria em abundância.
Muito obrigada por dar-me esta oportunidade de ajudar você com estas palavras.
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY

quarta-feira, 18 de julho de 2018

O PODER DA FORÇA INTERIOR



A leitura traz muitos benefícios, desde a redução do estresse até a melhora da memória. Você anda afastado dos livros? Descobrir um tema que o encha de vontade de ler e de estudar o texto lido é um ótimo estímulo para retomar esse costume. Não custa tentar!
Agradeço por desafiar você a ler estas ideias, e também poder contribuir para que consiga gostar mais de si mesmo, fortalecendo sua autoestima.
Espero que ao terminar de ler, consiga sentir-se iluminado e abençoado pelo Amor Sublime do Cristo.
                                                           ***
Serenidade significa fé e confiança nos desígnios de Deus Pai; provem da PAZ de uma consciência tranquila que renova os recursos espirituais para a longa jornada rumo ao Infinito. Não transborda orgulho nem prepotência. Permanece no campo da luta pacientemente à espera de que a força do Bem Maior tudo possa renovar.
A Alma serena sabe suportar porque tem esperança e é humilde, confiando no Bem Maior. Embora conheça a realidade de ser ainda imperfeita. Tem a sabedoria de suportar com paciência os vendavais porque conquistou a dupla força que a sustenta: a confiança na vitória do bem e a consciência dos seus poucos méritos, que a faz suportar a luta necessária do aprendizado.
Deus é Paz! Aquele que permanece a Paz – permanece em Deus e Deus permanece nele.
A Fé é um contato direto entre Deus e o ser humano, por mais inexplicável que seja esse contato. Então, aproveite este momento para sentir a profundidade destas palavras; - Deus! Tu, que tudo superas. Em Ti está o Todo. Em ti, a vida de todos os seres” Tu não te negas a ninguém; Tu que tudo realizas, tudo nutre, tudo fazes superar e prosperar!
Tu, o Eterno Servidor da Vida, jamais te vanglorias de nada. Pequenino parece aos que ignoram a Tua Grandeza. Grande, porém, és tu, de que tudo vem e a quem tudo volta. Nunca te arvoras em dominador.
                                                           ***
Estas apoteose da Divindade lembra as palavras de jesus a seus discípulos; - “Os reis e príncipes deste mundo são chamados de grande porque são servidos por seus súditos. Entre vós, porém, não há de ser assim; aquele que dentre vós quiser ser grande seja o servidor de todos”.
Vejamos o que disse Santo Agostinho: “Ó Deus! Formosura sempre antiga e sempre nova – quão tarde Te amei!... Tu estavas em meu coração – e eu Te buscava lá fora... Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo... E então Tu me chamaste em altas vozes... rompeste a minha surdez... Relampejaste e afugentaste a minha cegueira... Tornaste a ativar suaves perfumes em torno de mim, e eu os absorvia... E agora vivo a suspirar por ti... Saboreei-Te e agora tenho fome e sede de Ti... Tocaste-me de leve – eu me aqueci excessivamente em Tua Paz. Quanto mais Te possuo, Senhor, tanto mais Te procuro... que eu me conheça a mim para que Te conheça a Ti!”
Assim também o sábio sempre serve, realizando grandes coisas, sem se envaidecer da sua grandeza.
                                                           *
Temos muito a refletir, muito mais a praticar e avaliar. Essa Luz íntima, que existe em nós todos, quer sejamos maus os anjos, é a marca definitiva de nossa individualidade eterna, permanecendo como incessante atração para a fonte original que nutre e ilumina o Cosmo.. É  chama espiritual indescritível, como garantia absoluta do “Elo Religioso” entre a criatura e o Criador; é Luz que realmente alimenta o nosso espírito em sua pulsação de vida eterna. Todas as existências malignas e de crueldades, das quais já temos participado no passado das trevas de nossa ignorância, significam alguns punhados de fuligem atirados sobre a eterna e formosa lâmpada de Luz Imorredoura, que forra a nossa consciência espiritual.
Quando todos os seres humanos descobrirem em si mesmos a sua fulgurante identidade sideral existente no profundo recesso do seu “ego”, os seus esforços hão de tender para o mesmo destino, dispensando-se todas as religiões e doutrinas, que ainda discordam e separam, mas que serão desnecessárias depois que as criaturas comprovarem que são oriundas da mesma fonte criadora.
Repetimos: - Não há alma absolutamente pervertida, pois se assim fosse, justificar-se-ia a crença absurda e infantil no diabo eterno.
                                                           ***
Sinta todos os dias de sua vida, todas as horas, todos os minutos, sejam eles alegres ou tristes.
Por isso, viva hoje, sofra hoje, trabalhe hoje, sorria hoje, seja feliz hoje. Faça de hoje a realidade da sua vida – sem ontem e sem amanhã.
O castigo do ser humano começou quando conseguiu pensar no dia do amanhã.
Todo animal vive diariamente, está apto dia por dia a vencer as suas necessidades.
O dia seguinte será outro dia no qual fará a sua vida. Só o ser humano não pode fazê-lo, pois o pensamento do amanhã o persegue hoje. Não poder viver mais no presente parece ser a doença do ser humano.
Querer é poder! O poder da vontade é ilimitado. A pessoa consciente de si mesma, de seus recursos latentes, sente crescerem suas forças na razão dos esforços. Sabe que tudo o que de bem e bom desejar,  há de mais cedo ou mais tarde, realizar-se inevitavelmente, ou na atualidade ou na série de suas existências, quando seu pensamento, se puser de acordo com a Lei Divina. E é nisso que se verifica a palavra celeste: “A Fé transporta montanhas!”
Que o “tempo certo” de Deus seja pleno e definitivo em sua vida.
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY


terça-feira, 17 de julho de 2018

MOMENTOS DE REFLEXÃO



Encontre PAZ nesta hora. Ouça a voz interior. Sinta essa força maior indo ao seu encontro, para determinar para o seu caminho o que há de melhor.
Muito obrigada por dar-me a oportunidade de ajudar você com estes textos. Leia estas ideias para colocar em prática na sua vida. Lendo várias vezes torna-se um desafio. Não custa tentar!...
Alguns dizem que Deus poderia ter criado as almas perfeitas e evitar-lhes assim as vicissitudes da vida terrena. Sem indagar, por ora, se Deus poderia formar seres iguais a si, diremos que a vida e a atividade universais, a variedade, o trabalho e o progresso não ocorreriam. E o mundo ficaria cristalizado em sua imóvel perfeição. A magnifica evolução dos seres através dos tempos não é mil vezes preferível ao triste e eterno repouso? Um bem gratuito e imerecido seria realmente um bem; e aquele que o ganha sem esforço lhe daria o justo valor?
Diante do grande espetáculo de nossas existências, cada uma delas trava uma batalha para a conquista da luz, diante desta ascensão grandiosa do ser que se eleva de ciclo em ciclo para a perfeição, o problema do mal desaparece.
Não basta arrepender-se – é necessário converte-se. A palavra grega que o EVANGELHO usa para “conversão” é METANÓIA, que quer dizer literalmente “TRANSMENTALIZAÇÃO”. Alguns tradutores traduzem esta palavra por “ARREPENDIMENTO”, outros, ainda, por “FAZER PENITÊNCIA”. A única tradução exata é transmentalizar-se, ou converte-se, isto é, ultrapassar a sua mente ego e entrar no seu espírito EU.
Judas arrependeu-se, mas não se converteu, e por isto se suicidou. Arrepender-se é detestar o mal que se fez; converter-se é detestar o mal e fazer o bem.
Sentir PAZ é permanecer com o olhar e o coração fixos no Senhor.
O despertamento espiritual surge quando se deixa entregar para DEUS, posicionando-se humilde e tendo muita vontade de colocar em prática as Leis da Justiça Divina.
É a alma que sobrevive imortal ao corpo mortal...
É a Alma que para uma vida nova ressuscita o corpo desfeito...
Um homem sensato não se importa com o que não pode ter. Nosso caráter é o resultado de nossa conduta.
Não é preciso ser psicólogo para doutrinar com eficiência, mas é indispensável conhecer a escola espírita, que nos dá o conhecimento básico indispensável.
Uma conversa íntima com CRISTO: - Mestre! Quero vos homenagear por dar-me a oportunidade de poder alcançar tantas vitórias invisíveis em meu trabalho interior.
CRISTO! Eu vos saúdo com o amor que vibra em meu coração. Alegria de minh’alma! Sois em cada momento, em cada grito do meu ser – recebendo-O.
És um silêncio de amor, que, absoluto, espalha verdades para que eu receba as respostas certas para a vida.
Sois o mais sublime dos Mestres! Infinito, que não se pode avaliar, porque a vossa perfeição não há como questionar.
                                                           ***
As inspirações e os desígnios do Mestre permanecem à volta de nossa alma, sugerindo modificações úteis, induzindo-nos à legítima compreensão da vida, iluminando-nos através da consciência superior, no entanto, está em nós abrir-lhes ou não a porta interna.
É preciso crer na bondade, é indispensável movimentar-nos com ela, no trabalho de evolução moral.
Não é fácil rasgar os véus que ensombram a mente humana. A bondade do Senhor é constante e imperecível; reparemos, pois, em que direção somos perseverantes. As oportunidades do Senhor continuam fluindo, incessantes, sobre a Terra.
A Providência divina é invariável em todos os tempos. A Misericórdia do Pai não mudou.
                                                           ***
A atitude dos Cristãos, na atualidade, é muito diferente. Raríssimos perseveram na Doutrina dos Apóstolos, na comunhão com o Evangelho, no Espírito de Fraternidade, nos serviços da fé viva. A maioria prefere os chamados “pontos de vista” comunga com o personalismo destruidor, fortalece a raiz do egoísmo e raciocina sem iluminação espiritual.
Antes de aplaudir os mais afoitos, procuremos saber se estamos com a volubilidade dos homens ou com a imutabilidade do Cristo.
O Espiritismo Cristão é campo imenso de vida espiritual, a que o trabalhador é chamado para a sublime renovação. O exercício do amor verdadeiro não pode cansar o coração.
                                                           ***
Transformar-se é crescer, buscar o que há de bom e, principalmente viver. É Graça Divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa, manter ritmo ...
Mas a graça das graças é não desistir, podendo ou não, caindo, embora aos pedaços, chegar até o fim aprendendo sempre a doar amor.
Quando não acreditamos, procure fechar os olhos e respirar calmamente, dizendo: Senhor, livra-me dos maus pensamentos, ensina-me a humildade grandeza da verdadeira alegria de viver uma vida de amor e de fé para a ajudar meus semelhantes.
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY


segunda-feira, 16 de julho de 2018

O PODER DA SUA FORÇA INTERIOR



Tenha todos os dias contato com Deus, porque Ele age sempre em seu benefício.
Há tempo para tudo, inclusive para ler estes textos.  Leia tudo sem preguiça. Todos nós precisamos de mais flexibilidade para ganhar mais estabilidade emocional, se não ficamos exaustos.
                                                           ***
“O ruído é dos homens, o silêncio é de Deus!”
Espírito-Alma, tu que percorrerás este texto, de onde vens e para onde vais? Sobes do fundo do abismo e galgas os degraus inumeráveis da escada da vida. Tu caminhas para as moradas eternas, onde a grande Lei nos chama e para as quais a mão de Deus nos conduz. Vais para a Luz, para a Sabedoria, para a Beleza!
Contempla e medita! Por toda a parte, obras belas e potentes solicitam tua atenção. Em teu estudo, colherás, com coragem e confiança, o justo sentimento do teu valor e do teu futuro. Os homens se odeiam, só se desprezam, porque ignoram a ordem magnifica pela qual estão todos estreitamente aproximados. Teu caminho é imenso; mas o fim excede em esplendor tudo quanto podes conceber. Agora pareces bem pequeno no meio do colossal Universo; mas, tu és grande pelo pensamento, grande por teus destinos imortais.
De esfera em esfera, de círculo em círculo, prosseguirás em tua carreira, adquirindo forças e qualidades novas, unido aos seres que amaste, que vivem e reviverão contigo.
                                                           ***
O minuto que você está vivendo agora é o mais importante de sua vida, onde quer que você esteja. Preste atenção ao que está fazendo. O ontem já lhe fugiu das mãos. O amanhã ainda não chegou. Viva o momento presente, porque dele depende todo seu futuro.
Procure, então, aproveitar o momento que está vivendo, tirando todas as vantagens que puder para seu aperfeiçoamento moral e espiritual.
                                                           ***
O ser humano que chegou ao conhecimento de si mesmo é invulnerável; ninguém o pode prejudicar, ninguém o pode ofender, ninguém o pode empobrecer, ninguém lhe pode infligir perda de espécie alguma, uma vez que ninguém o pode obrigar a perder o que ele é, e aquilo que ele tem não o enriquece, nem a sua perda o empobrece.
                                                           ***
A paz nasce de uma profunda sabedoria, do conhecimento da verdade sobre si mesmo. Quem conhece essa verdade é livre de todo ódio, tristeza, rancor, senso de perda e frustração.
                                                           ****
É necessário termos o maior cuidado em nossos julgamentos, porque somos naturalmente propensos a praticar injustiças, pelas simples razão de que nos deixamos guiar, sem que o saibamos, mais pelas nossas afeiçoes do que dominar os nossos ímpetos e organizar um sólido julgamento dos nossos semelhantes.
Quando estamos afeiçoados a alguém, é muito natural que seus atos sejam classificados pelo aspecto mais positivo e nobre. Quando, porém, rompe-se essa afeição, nosso julgamento atualiza o que havíamos virtualizado: - o lado mau ressalta poderosamente e torna-se forte e mais evidente em quem não devotamos mais as nossas afeições. Quando se quer bem a uma pessoa, julgamo-la altiva, certos gestos enérgicos e decididos são para nós uma viril arrogância. Mas quando ela perde a nossa afeição, aquela altivez já não é  altivez, mas vaidade, mera vaidade, aquela varonilidade passa a ser arrogância e frio orgulho, a delicadeza é, então, fingidez; enfim, tudo quanto era positivo no seu caráter passa a ser negativo. É óbvio que tal maneira de julgar não é justa. E não é justa porque apreciamos o que antes virtualizávamos.
                                                           ***
Nunca seremos suficientemente cautelosos em nossas apreciações, quando julgamos negativas as qualidades que antes julgávamos positivas. Desta forma,, temos aqui uma regra que nos poderá ser imensamente prática: - quando gostamos de alguém e julgamos elogiáveis as suas atitudes, e passamos posteriormente a julgá-las negativamente, é que alguma coisa houve entre nós e essa pessoa, que nos levou à quebra de nossa afeição. E se examinarmos melhor, veremos que o que levou a essa quebra de afeição cabe mais a nós do que poderíamos pensar.
                                                           ***
Sofremos desorganizações incessantes, sem no entanto, deixarmos de crescer e evoluir para Deus, nunca retrocedendo, apesar dos reveses que, certamente, sofreremos ao longo da grande jornada.
                                                           ***
A linguagem humana é impotente para exprimir a ideia do “SER INFINITO”. Desde que nos servimos de nomes e de termos limitamos o que é sem limites. Todas as definições são insuficientes e, de certo modo, induzem ao erro. No entanto, o pensamento para se exprimir com exatidão necessita ser categórico.
O menos afastado da realidade é aquele pelo qual os padres do Egito designavam Deus: “EU SOU”, isto é, “EU SOU O SER” por excelência, absoluto, eterno, e do qual emanam todos os seres. Em Deus tudo está, de Deus tudo vem, para Deus tudo vai.
                                                           ***
Muito obrigada por dar-me a oportunidade de ajudar você com estes textos. Lendo várias vezes, torna-se um desafio. Não custa tentar!...
Terminando de ler, procure fechar os olhos e respirar calmamente, pois é um momento em que a Bênção do Cristo ilumina você.
                                                           ***
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” – POR LUÍZA CONY