quarta-feira, 22 de agosto de 2018

MOMENTOS DE REFLEXÃO




A leitura traz muitos benefícios, desde a redução do estresse até a melhoria da memória. Você anda afastado dos livros? Descobrir um tema que o encha de vontade de ler e de estudar o texto lido é um ótimo estímulo para retomar esse costume.
                                                           ***
Segundo uma pesquisa das Universidades da Califórnia e Havard, a felicidade está diretamente relacionada à amizade: a probabilidade de sorrir mais cresceu em até 60% nos participantes que conviviam com amigos. É um efeito dominó: se as pessoas queridas que, nos cercam são alegres, a chance de nós também sermos é muito maior. E uma pessoa feliz torna-se mais atraente!
                                                           ***
Você já agradeceu hoje? A gratidão é um desafio. Então quer dizer que o hábito de forçar um sentimento faz com que, com o tempo, ele exista de fato? Forçar a gratidão é parte do processo para integrá-la ao nosso dia a dia. É questão de exercitar o cérebro. No começo, a disciplina é muito mais importante do que a motivação.
O problema vem dos nossos ancestrais: o pessimismo fala mais alto no cérebro dos seres humanos devido ao nosso instinto de sobrevivência. Imagine que na Idade da pedra ser capaz de considerar que algo ia dar errado era questão de vida ou morte. As condições mudaram, mas o cérebro não. Por isso, para sermos mais otimistas precisamos reconfigurar a nossa mente. A gratidão tem que ser uma decisão proativa. Temos que encontra-la até nos momentos ruins.
                                                           ***
Quem agradece sente mais vontade fazer o bem. Listar razões para ser grato aumenta a sensação de entusiasmo. Agradecer traz uma percepção mais positiva para a rotina.
                                                           ***
A gratidão reduz sentimentos de ansiedade e depressão. Dizer “obrigado” nos prepara para lidar melhor com fatos ruins.
                                                           ***
É necessário escrever. Funciona como uma materialização das coisas boas que você tem na vida. No papel, as bênçãos se tornam concretas e ficam registradas para sempre.
O Lar na Terra não é somente a moradia dos seres humanos, mas acima de tudo, é a residência das almas. O santuário doméstico que possui seres amantes da oração e dos sentimentos elevados,  converte-se em campo das mais belas florações e colheitas espirituais.
                                                           ***
Jesus disse: “Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos trará a  liberdade!” A verdade liberta o homem do egocentrismo que o mantem como escravo dos bens materiais, dos maus sentimentos e das paixões mundanas; portanto, cego e indiferente para com as Leis do Universo que são imutáveis e infalíveis, porém amorosas.]todos nós devemos qualificar o nosso existir temporário com esta harmonia interior: Deus é meu eu! Num gesto de amor deu-me esta vida de passagem pela Terra, para conhecer a Verdade Divina que está guardada no âmago da Alma, com a finalidade de poder agir conforme as normas excelsas do Amor Infinito e da União Eterna do Criador com toda Sua Justiça.
... Então, procure absorver com bom pensamento e com humildade no coração, o conteúdo destas palavras: - “Eu sou a vida da Vida de Deus. Eu sou alma da Alma de Deus. Eu não sou nada sem Deus!”
                                                           ***
Guardemo-nos da revolta subconsciente contra nossa própria condição espiritual. Vamos suportá-la, sendo generosos para conosco mesmos, como generoso é o Nosso Pai que nos assiste. Sejamos humildes diante dele. Aceitemos o Seu Eterno Amor como o doente que se submete docilmente aos cuidados de quem o deseja curar. Sejamos pacientes e seremos vitoriosos.
                                                           ***
A tecnologia está ai para facilitar a nossa vida. Mas você já sabe: nosso cérebro não gosta de moleza! Então, sempre que possível, procure se virar sem essas mordomias. Dirija sem usar o GPS, tente mesmorizar os números de telefone, faça cálculos de cabeça (e só depois confira na calculadora), escreva sem o corretor gramatical (e cheque a ortografia apenas no fim), tente se lembrar ou reduzir informações antes de procura-las no google. Não se trata de voltar à era das cavernas, mas de aproveitar as inovações sem deixar que atrofiem seu raciocínio.
                                                           ***
Muitas vezes só temos motivação para aprender sobre um assunto se ele significa algo para nós, se tem sentido, se de fato nos interessa. Se você não sabe quais são seus temas favoritos, tente este exercício: - Escreva 50 perguntas quaisquer – curiosidades que você tem, que venham naturalmente à sua cabeça. Depois, leia a lista e tente identificar os assuntos que se repetem. Provavelmente ai estarão áreas do conhecimento em que vale a pena investir, num divertido e estimulante processo de aprendizado que pode se estender por toda sua vida!

                                                           ***
MUITO OBRIGADA POR DAR-ME A OPORTUNIDADE DE AJUDAR VOCÊ COM ESTES TEXTOS. LEIA ESTAS IDÉIAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA NA SUA VIDA. LENDO VÁRIAS VEZES, TORNA-SE UM DESAFIO. NÃO CUSTA TENTAR!

A “SENTINELA DAEVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY

domingo, 19 de agosto de 2018

OBRA DE AUTO EDUCAÇÃO


A educação individual é sempre possível, porque na realidade quando crianças e jovens, são os outros que exercem sobre nós o papel de educador, mas à proporção que avançamos de idade e penetramos a fase adulta de nossa vida, somos nós que exercemos a maior influência sobre nós mesmos.
Esse grau de influência, que cada um exerce sobre si mesmo, varia de indivíduo para indivíduo, e depende muito dos elementos que dispomos voluntariamente, e pessoalmente para que possamos exercer com proveito uma boa influência na nossa autoeducação.
Para realizarmos uma obra proveitosa de autoeducação, precisamos visualizar bem a natureza do nosso EU, que fim desejamos alcançar e, e, finalmente, de que meios dispomos para esse trabalho de autoeducação.
O conhecimento de nós mesmos é o primeiro passo, porque tendo um conhecimento de nós mesmos, estamos aptos a poder congregar nossas forças num ponto já por nós conhecido.Nossos defeitos não devem ser exagerados, nem tampouco desprezados. Não é difícil essa autoanálise, porém, por si mesma, nos dá apenas o primeiro passo, mas ainda não é tudo.
Não basta tampouco julgar que a nossa vontade seja soberana e suficientemente capaz para realizar a nossa obra de autoeducação.
A vontade tem a sua grande parcela de poder, mas nos iludiríamos se julgássemos que a vontade seria suficiente, porque as condições que nos rodeiam, o ambiente que escolhemos, o convívio com outras pessoas também exercem uma influência; pois precisamos desperta em nós aquelas forças que estão adormecidas e que são tão importantes e poderosas para lcançarmos o que desejamos. É essa razão porque alguns, dominados pelo vício da embriaguez, não se curam apenas pela vontade. Se mantiverem a frequência dos mesmos ambientes, dos mesmos amigos, estarão sujeitos ao malogro. Precisam mudar as circunstâncias, procurar outros ambientes, o convívio de pessoas abstêmias, para que a bebida não esteja constantemente em sua representação e forçando-as a perder a resistência que lhe devem opor.
Todos nós, sem dúvida nenhuma, almejamos um mundo mais harmônico, menos cruel, mais fraterno, solidário, e, por aí afora. Observemos, neste momento cíclico, tudo o que ocorre ao nosso redor. É sofrido: dores profundas, catástrofes naturais, familiares, sociais.
Se cremos no Criador, com todos os seus atributos, basta um pouco de lucidez para sabermos que esta não é a destinação de Sua criatura.
Mas, decorridos mais de dois milênios após a vinda do nosso Mestre Jesus encarnado no nosso Planeta, ainda mantemos fechados os nossos olhos espirituais para a realidade. Preocupamo-nos, sim, com a nossa visão material. Com esta, o máximo cuidado. Mas, o Evangelho ai está, cada vez mais vivo, e, se é alento para nós, também é o alerta que necessitamos ouvir todos os dias de nossas vidas, porque o egoísmo é a chaga da Humanidade e o grande obstáculo que emperra o Progresso Moral do nosso Planeta.
Nesta fase da vida de todos nós – é preciso agir, decidir, caminhar, de acordo com a Lei de Amor e Caridade tão bem orientada pela Doutrina Espírita.
O amanhã nunca será como o hoje, e o hoje será diferente do ontem.
Todo o silêncio de Deus é superado quando o ser humano é capaz de tornar Cristo vivo dentro de si. ”Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.
Experimenta-se a vida em toda sua intensidade de amor, de luz, de graça e de perdão. “Deus comunica-se no hoje – Cristo emudece”, porque além do Cristo não há mais nada a dizer ao mundo.
Procure no silêncio interior ouvir a Voz do Cristo amavelmente dizendo: “Não te preocupes... conheço as tuas necessidades”. Isto é programa de um futuro alicerçado sobre o Amor do Senhor.
O Amor do Cristo é alegria que seca qualquer lágrima, é redentor, é fé divina, é virtude, generosamente concedendo consolo, renascimento após a  morte. É alimento que jamais se esgota.
O Amor do Cristo é presença viva e vigorosa da vontade de Deus. É o amor original brilhando, sem ser notado pelo amor opaco entre as pessoas.
O Amor do Cristo é fonte que esplendorosamente recompensa a Terra e os homens para participarem de tão intensa bênção de águas cristalinas, que dá de beber a quem quiser saciar a sede de saber amar verdadeiramente ao próximo como a si mesmo e de realizar obras boas e caridosas entre todos.
A presença do Cristo está dentro de ti, com voz eterna que diz o quanto alimenta tua vida com a luz da alegria, com o amor da transformação, com a felicidade no coração, com a paz em córregos dando alimento para tua alma faminta desse amor puro; pois tua alma é tão desejosa de educar-se pelas mãos do Amigo Divino.
Então, você que lê estas palavras, respirando calmamente para sentir o “Amor do Cristo presente dentro de ti”: Universo de mim! A fonte Divina fez-me vida. A vida fez-me em amor. A Luz em alegrias transforma-me. Dessa transformação, despontou em meu coração a felicidade. De toda  felicidade nasceu uma paz. Dessa paz, ergueu-se o véu de minh’alma. Nela vibram agora atitudes serenas, amor Eterno pelo Cristo, meu Educador, Mestre e Amigo.
Neste universo de mim, águas límpidas alimentam também, vidas doentes, que bebem dos fluidos, que, da Fonte Divina chegam em mim, fervorosamente, e nelas também.
Meu Cristo! Obrigado por este momento de interiorização e que amanhã, eu consiga cumprir o que a Tua Voz silenciosa anuncia para a minha alma.
Treine se possível, diariamente este sentimento por Cristo. Com toda certeza, você será beneficiado, mesmo que demore algum tempo para avaliar a satisfação que reinará em seu íntimo ser.
Cristo, só quer que você viva feliz, mas cabe a você saber ser feliz.

Muito obrigada por dar-me a oportunidade de ajudar você com estes textos.
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY