sábado, 19 de maio de 2018

NOSSA OBRA DE AUTOEDUCAÇÃO



De que modo vemos e sentimos o mundo exterior – o que queremos ver e o que não queremos ver.
Estaríamos completamente errados se julgássemos que o “mundo” fosse apenas aquele que nos cerca, aquele em que vivemos.
Se há um mundo para o ser humano, há também um mundo para os seres que vivem no Universo.
Todos os que observam a vida dos animais sabem que estes tem mundo diferentes, e neles se desenvolvem, neles encontram os motivos de seu modo de proceder, a eles se adaptam.
Por isso se diz que cada ser tem o seu “mundo”. E se observarmos o ser humano, veremos que este tem também, no mesmo meio em que vive, ambiente e “atmosferas” diversas. O mundo de um sábio pode circunscrever-se ao seu gabinete de estudos, às bibliotecas, laboratórios, etc., enquanto o mundo de um jovem esportista pode circunscrever-se aos locais de esportes, aos amigos com quem convive. Dessa forma, o ambiente  e a atmosfera de cada um pode constituir-se também de num círculo fechado, em que tudo quanto fica fora é mesquinhez, ilusão, desinteresse.
                                                           ***
As maiores vantagens que se pode ganhar na vida terrena, são aquelas que colocam você em contato com o Amor do Mestre Espiritual Cristo, para que as asperezas do mundo material não venham corroer, impedir-lhe de sentir as riquezas espirituais guardadas no âmago do seu próprio ser.
Uma das virtudes que o ser humano mais ambiciona e talvez a de mais difícil conquista é, sem dúvida, a abnegação que pode ser considerada virtude de sublimação, por ser uma das mais difíceis de se alcançar e só chegam até ela aqueles que se devotam a determinadas causas em benefício do próximo, aceitando com sinceridade e renúncia a missão que abraçaram. Isto porque, ela representa ao mesmo tempo não só uma ação – sacrifício como também renúncia, privação, logo, como o nome diz – negação de si mesmo.
Há em nós uma consciência que nos aponta o que fazer e como fazer. Um mundo que se baseia no “TER”, e não no “SER”, é um mundo incompatível com a ética Cristã. Nas famílias e nas escolas, as crianças aprendem muito a competir. Um quer ser melhor do que o outro. O ensinamento de Jesus é ajudar. É acalmar as ovelhas. O sentimento de inferioridade provocado pela sensação de derrota é desnecessário. Viver é a grande vitória. E viver com ética o caminho ara a felicidade.
Ser ético é cumprir a regra básica de Jesus. Não fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem a nós. Ser ético é ter responsabilidade pelas palavras e pelas ações. Ser ético é conservar estes valores: a paciência, a humildade, a sinceridade, a sabedoria, a perseverança na confiança em Deus.
O amor é a essência da ética. Quem ama faz o bem, é ético, é correto. A ética se compreende com leitura do Evangelho, com a educação correta e se exercita no cotidiano e se percebe uma ação ética, correta e amorosa.
A felicidade aqui na Terra é fugidia, temporária e frágil. Nosso Planeta é de provas e expiações, e ainda somos imperfeitos para assimilar qualquer tipo de desgosto, além de termos uma visão errônea a respeito de como ser feliz, observando sempre as coisas externas quando na realidade, a felicidade é interna, uma espécie de êxtase da alma, quando conseguimos estruturar uma consciência plena, sem culpas nem remorsos, mas radiante da alegria pela oportunidade ímpar de estar na Terra.
Limpe o seu coração com a vacina da prece, do silêncio e do recolhimento estabelecendo um clima interior de luz, que certamente irradiará para fora de você, envolvendo a todos que partilham da sua convivência diária.
Procure fazer da gratidão o seu lema de verdade e de reconhecimento, agradecendo diariamente a Deus pela vida, mantendo firme o propósito de evoluir, sempre procurando as fontes da sabedoria e do conhecimento onde eles estiverem, reconhecendo que a cultura representa a verdade, e a verdade é libertadora.
Você necessita se fortalecer por meio da oração, unir o seu pensamento a Deus, pois Ele criou você para a felicidade e para o amor. Lembre-se então de que você é o construtor do seu destino. Viver é servir. Servir é amar. Diga sempre: - Que a minha Fé seja viva. Que o meu Amor seja concreto.
Muito obrigada por dar-me a oportunidade de ajudar você com estes textos.
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUIZA CONY



Nenhum comentário:

Postar um comentário