terça-feira, 24 de janeiro de 2017

“O RUÍDO É DOS HOMENS, O SILÊNCIO É DE DEUS!”


Procuremos então compreender a verdade destas grandes palavras.
Espírito, Alma, tu que percorrerás este texto, de onde vens e para onde vais?
Sobes do fundo do abismo e galgas os degraus inumeráveis da escada da vida. Tu caminhas para as moradas eternas, onde a Grande Lei nos chama e para as quais a Mão de Deus nos conduz. Vais para a Luz, para a Sabedoria, para a Beleza!
Contempla e medita! Por toda parte, obras belas e potentes solicitam tua atenção. Em seu estudo, haurirás, com coragem e confiança, o justo sentimento do teu valor e do teu futuro. Os homens só se odeiam, só se desprezam, porque ignoram a ordem magnífica pela qual estão todos estreitamente aproximados. Teu caminho é imenso; mas o fim excede em esplendor tudo quanto podes conceber. Agora pareces bem pequeno no meio do colossal Universo; mas tu és grande pelo pensamento, grande por teus destinos imortais. De esfera em esfera, de círculo em círculo, prosseguirás em tua carreira, adquirindo forças e qualidades novas, unido aos seres que amaste que vivem e reviverão contigo.
Nas horas de hesitação, volta-te para a Natureza: è a grande inspiradora, o templo augusto e que, sob véus misteriosos, Deus fala ao coração do prudente, ao Espírito do pensador. Observa o firmamento profundo: os astros que o povoam são os estádios de tua longa peregrinação, as estações da grande via a que teu destino te conduz.
Vem! Elevemos nossas Almas; paira um instante comigo, pelo pensamento, entre os sóis e os mundos! Mais alto, sempre mais alto, no Éter Insondável! Lá embaixo, a Terra não é mais que um ponto na vasta extensão. Diante de nós e acima de nós, os astros se multiplicam.
Tantos mundos, quantas escolas para a Alma, quantos campos de evolução para cultivar o nosso entendimento e, ao mesmo tempo para construir organismos fluídicos cada vez mais deliciados, purificados, brilhantes. Depois das lutas, dos tormentos, dos reveses de mil existências árduas, depois das provações e das dores dos ciclos planetários, virão os séculos de felicidade, nesses astros felizes, cujas claridades projetam sobre nós raios de paz e de alegria. Em seguida, as missões benditas, os novos apostolados, a tarefa invejável de provocar o estímulo, o desabrochar das Almas adormecidas, de auxiliar, por nossa vez, nossos irmãos mais moços em suas peregrinações através das regiões materiais.
Enfim, atingiremos as sublimes profundezas, o céu de êxtase, onde vibra, mais poderoso, mais melódico, o pensamento divino, onde o tempo e a distância se anulam, onde a luz e o amor unem as suas irradiações, onde a CAUSA das causas, em sua fecundidade incessante, concebe para todo o sempre a vida eterna e a eterna BELEZA!
*
Estudando o comportamento humano sabe-se hoje com absoluta certeza, que a distância que separa a palavra do exemplo é enorme. O homem moderno apesar dos conhecimentos que adquiriu, ainda é muito apressado em falar e, dificilmente gosta de ouvir, o que dificulta muito o aprendizado do exemplo que é na realidade a prática daquilo que falamos.
*
Veja sempre com amor e carinho todos aqueles com quem convive, mesmo que sejam bravios ou coléricos, pois não passam de crianças espirituais, que não sabem o que fazem, e, que não atingiram ainda a luz da razão.
*
O homem precisa trabalhar muito, viver muito, e exercitar todas as experiências terrenas durante muito tempo, para que depois de muitas vidas, muitas mortes, e ainda muito tempo, continuar a ser a mesma alma.
*
A nossa palavra e o nosso exemplo são atitudes ligadas a Deus e aos homens, mantendo a compreensão de que o que temos vem de fonte mantenedora, vem de Deus, nosso Criador que nos envolve de luz e de conhecimento. Compartilhemos esse acervo com os mais necessitados que aguardam o nosso concurso para um despertar glorioso em suas vivências.
*
Um detalhe muito importante a respeito da palavra e do exemplo é que o mundo onde vivemos estará sempre de acordo com nossas ações, primeiro individualmente e, coletivamente, num processo complexo, renovando, constantemente, tendências e pendores, ajustando-se às Leis Divinas que regem a Vida Cósmica.
*
No estágio atual em que evoluímos, ainda é muito difícil aceitarmos nossas imperfeições, isto porque perdemos longo tempo julgando os outros, esquecendo que também podemos ser julgados, pelos muitos equívocos que já cometemos nesta e em outras vidas, que permanecem dormindo na consciência imortal que somos, aguardando apenas um pequeno sinal, para que sejam afloradas.
*
O homem é o único responsável pela própria mudança de plano vibratório e, leva para o outro lado da vida, o céu ou o inferno que construiu dentro de si mesmo, decorrendo daí que o importante será o tipo de carga que vamos colocar em cima do “caminhão – morte”. Se colocarmos carga corrosiva como maldade, ódio, ressentimento, inveja, orgulho ou egoísmo, certamente encontraremos muitas dificuldades na nova moradia, mas ao levarmos carga leve como a bondade, a paciência, a caridade, os laços fraternos e a solidariedade não teremos nenhum problema em nos adaptar á nova situação, pois ganharemos nossa real liberdade e, a morte tão temida por todos será apenas um sonho que se completa enchendo nosso coração de alegria e felicidade.
*
“Ainda que o homem externo se corrompa, o interno se renova sempre”, diz Paulo de Tarso, desmistificando a eternidade das penas e dos castigos, abolindo a figura tétrica do demônio, afirmando de forma cabal e completa que o demônio temporário externo, depois de múltiplas experiências reencarnatórias dará lugar ao anjo interno com asas fluídicas para voar na direção da eternidade.
*
A afirmação do Cristo “vós sois deuses” deixa claro que já possuímos em nós o germe embrionário da perfeição, que necessita apenas do tempo e experiências no plano físico e espiritual para aflorar as virtudes, que são de Deus, mas que constituem nossa herança transcendental.
*
Dê amor; se oferecer amor ele fluirá para sua vida.
A vida é aquilo que está ai onde você se encontra e ao mesmo tempo aquilo que você cria.
Por isso, ofereça o melhor que você tem ao mundo para que chegue o melhor para você.
De fato a Lei é espelho. Precisamos escolher de forma inteligente o que vamos refletir nele.
*
Todos nós, sem dúvida nenhuma, almejamos um mundo mais harmônico, menos cruel, mais fraterno, solidário, e por si afora. Observemos, neste momento cíclico, tudo o que ocorre ao nosso redor. É sofrido: dores profundas, catástrofes naturais, familiares, sociais. Se cremos no Criador, com todos seus atributos, basta um pouco de lucidez para sabermos que esta não é a destinação de sua criatura.
Mas decorridos mais de dois milênios após a vida do nosso Mestre Jesus encarnado em nosso Planeta, ainda mantemos fechados os nossos olhos espirituais para a realidade. Preocupamo-nos, sim, com a nossa visão material. Com esta o máximo cuidado. Mas, o Evangelho ai está cada vez mais vivo, e, se é alento para nós, também é o alerta que necessitamos ouvir todos os dias de nossas vidas, porque o egoísmo é a chaga da humanidade e o grande obstáculo que impera o progresso moral do nosso Planeta.
*
MOTIVAÇÃO – “VIVER BEM É SABER VIVER A VIDA” – POR LUÍZA CONY

Nenhum comentário:

Postar um comentário