sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

TEMPO PARA O QUE REALMENTE IMPORTA


Todo mundo tem alguma coisa que guarda para “um dia”, esse lugar imaginário onde depositamos os desejos não realizados. Aquela aula que você queria tanto fazer. O encontro com a turma que era para ser toda sexta, mas acontece de vez em nunca. O trabalho voluntário que entra ano, sai ano, nunca dá pé. A viagem que não saiu do plano. O livro que ainda está só na cabeça. Não foi outro dia que você jurou que ia começar a meditar toda manhã?
Eu te entendo. A gente vai deixando tudo entrar na frente. O trabalho, a família, as burocracias da vida, as exigências dos outros, o celular. Vai ver, está tarde, o cansaço é demais – hoje já não vai dar, fica para amanhã. Um dia. E a vida vai passando, levado a gente de arrasto e largando as vontades para trás.
De repente, estamos tristes e não sabemos bem por quê. Pois se tem tudo, não falta nada... ora, sim. Pelo que vejo, está faltando para quase todos nós a coisa mais valiosa do mundo: tempo para o que realmente importa. Porque se a gente só gasta com obrigações, a vida perde mesmo um tanto do seu brilho e valor. Cadê o espaço para o prazer? Como resolve? Bom, dado que não é possível colocar mais horas no dia, nem é garantido que, mesmo com os melhores hábitos, teremos mais anos de vida lá na frente, creio que o que nos resta é escolher agora. Si, porque sempre há uma escolha. Ainda que a gente tenha deveres e horários a cumprir. Ainda que a agenda seja apertada e o dinheiro seja curto. Ainda que optar por tempo livre para você signifique dizer não para algo ou alguém.
Vamos fazer um pacto, eu e você. Vamos tirar essas vontades guardadas do armário. Vamos dizer “Sim”. Vamos marcar nosso lazer na agenda como quem tem reunião com o chefe: - É um horário fechado e inesgotável. Vamos dizer “Não” para quem tentar atrapalhar – inclusive nós mesmos.
Vai valer apena? Você só vai saber quando enfim fizer. O que posso te garantir é que não vale a pena passar a vida se dedicando apenas ao trabalho e aos outros. Mesmo que seja muito grandioso e que você ame o que faz.
O tempo livre, desfrutado com a nossa própria companhia, fazendo coisas que curtimos, nos torna pessoa melhores, mais saudáveis, criativas, completas e felizes!
Será que estou inspirando você a ter tempo  para conhecer-se melhor?
                                                           ***
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” – POR LUÍZA CONY


Nenhum comentário:

Postar um comentário