Meu amigo, minha amiga – chegou a hora de você parar e
pensar no dilúvio informacional que recebe todos os dias.
Imagine a seguinte situação: Chegar em casa e se deparar com
uma grande quantidade de jornais, revistas e livros que ainda não teve tempo de
ler. Um sentimento de culpa se apodera de você, “eu tenho que ler tudo isso, mas não tenho
tempo!”
Isto lhe parece familiar?
Estamos na era da informação e estar bem informado e ter
conhecimento não é apenas uma
necessidade, mas uma obrigação de qualquer pessoa que almeja sucesso familiar e
profissional.
Em nossa sociedade atual, o sucesso e a sobrevivência de
muitas empresas e indivíduos dependem da capacidade de localizar, analisar e
usar a informação de maneira apropriada. Porém, nossa habilidade de gerar
informação excedeu em muito a nossa capacidade de processar e entender tais
informações. Apenas para exemplificar, veja os seguintes números gerados pelas
pesquisas do cientista Huber Murray Jr: “Aproximadamente 20 milhões de palavras
com informações técnicas são
apresentados em livros e relatórios a cada período de 24 horas. Um leitor capaz
de ler 1.000 palavras por minuto (a média é de 150), necessitaria de 45 dias
para ler tudo, considerando 8 horas diárias de leitura apenas para dar conta da
informação gerada em um dia! E mesmo assim, esse leitor ainda estaria atrasado
na sua leitura em quase 6 anos!”
Assustador! O pior de tudo é que o acesso a tais informações
está cada vez mais fácil. Através da televisão, rádio, jornas, vídeos,
palestras, internet e, especialmente, através de materiais escritos como
artigos e livros. Com todo esse excesso de informação, temos que ser seletivos
e mais rápidos na leitura, além de manter um bom nível de compreensão.
A LUZ NO FIM DE TÚNEL – A solução para lidar com o excesso
de informação escrita está no método photoreading. Este sistema é um conjunto de técnicas de
leitura que permite selecionar facilmente a informação mais importante e, acima
de tudo, acelerar o entendimento e ganhar tempo. Isso só é possível quando
vemos a leitura por outro prisma, através de um paradigma diferente, pois
muitos dos problemas que temos com a leitura estão relacionados com a maneira
como lemos e não com a falta de capacidade de aprender.
Para explicar melhor esse novo paradigma, devemos pensar
sobre qual é objetivo central da leitura: compreender certa informação para que
possamos usá-la de acordo com a nossa necessidade.
O aprendizado e o entendimento são gerados pelo acúmulo de informação
e pelo significado que tal dado tem com a vida do indivíduo.
Quanto mais você recebe, quanto mais estimula os sentidos
(visão, audição, gustação, olfato e tato), mais estará aprendendo e entendendo
o mundo à sua volta. Se pensarmos bem, o ser humano recebe milhões de
informações (estímulos) todos os dias. Porém, só uma pequena parte, aliás uma
pequeníssima parte, percebe conscientemente. O restante desses estímulos vai
diretamente para o inconsciente, que é a
parte do cérebro responsável por processar um grande volume de informação.
Os cientistas descobriram que, mesmo o estímulo sendo
inconsciente, pode gerar aprendizado. E que, na verdade, a maior parte de nosso
aprendizado ocorre a nível inconsciente (mais de 90%). O que os cientistas
estão dizendo é que na grande maioria das vezes não percebemos quando
aprendemos. Só temos consciência quando uma situação exigir a informação. São aquelas
situações típicas de – “a ficha caiu”, - “tive uma ideia” etc.
A leitura é um meio de receber informação, e isso deve ser
organizado do jeito que for mais conveniente e rápido para o cérebro gerar o
aprendizado desejado. Não precisamos ler um livro do início ao fim e tudo, mas
somente o que for mais importante!
Devemos ser seletivos, direcionados ao objetivo e receber a
informação de uma maneira gradual e acumulativa, estimulando a intuição e
sempre levando em conta o pouco tempo de que dispomos.
As técnicas do MÉTODO DE PHOTOREADING foram desenvolvidas
pelo psicólogo americano PAUL SCHEELE. Pesquisando
as diferenças entre um leitor excelente e um mediano, Paul descobriu que todo
excelente leitor é flexível. Este leitor naturalmente desenvolve diversas
estratégias de leitura, que são utilizadas em situações e necessidades
diferentes. Estas estratégias foram organizadas de acordo com o princípio da
APRENDIZAGEM ACELERADA.
Esta estratégia foi desenvolvida na Bulgária na década de
70, pelo cientista GEORGI LOZANOV. Segundo ele, o aprendizado humano é
potencializado quando o aprendiz está em seu estado melhor, ou seja, relaxado,
facilitando o recebimento da informação tanto a nível consciente como a nível inconsciente.
De acordo com ele, as pessoas devem trabalhar as informações da seguinte forma:
1 – Estra relaxado.
2 – Ter uma visão geral do que vai aprender (ter objetivo).
3 – Estimular o inconsciente.
4 – Ativar informação ao estudar da maneira mais adequada.
Assim, o método foi dividido nas seguintes estratégias:
1 – PREPARAÇÃO: Este é o primeiro passo de todo o processo. Na
verdade, a preparação não é uma técnica de leitura, mas um momento antes da
leitura para estarmos em um estado melhor, ou seja, relaxados e concentrados
. O estado correto potencializa os resultados das técnicas e também pode ser
usado antes da leitura tradicional.
2 – PREVER: É a estratégia que permite ter uma visão geral
do assunto a ser lido, artigo ou livro. Ao prever, a pessoa percebe rapidamente
se o assunto é ou não de interesse. Se for do interesse, então determina-se o objetivo da leitura e escolhem-se as
estratégias para atingir rapidamente este objetivo.
3 – FOTOLEITURA: Esta é a LEITURA INTUITIVA . Ao folhear rapidamente um livro, a mente
consciente não tem como ler o que está escrito, mas a mente inconsciente é
capaz de captar essas informações e gerar o aprendizado necessário. Este material,
que está no inconsciente, servirá de base para o entendimento consciente ao se
usar a ativação, além de aumentar a intuição sobre as informações.
4 – SUPER LEITURA – É uma estratégia simples de achar a
informação essencial. Na grande maioria das vezes, nem tudo o que está
escrito no livro é importante. Através desta técnica é possível separar o “joio
do trigo”, lendo realmente as partes essenciais que irão gerar o entendimento
desejado.
5 – MAPA MENTAL -
Poderosa técnica de anotação que
facilita a compreensão e a memória.
O grande volume de informação gerado pelas novas tecnologias
só pode ser acompanhado por uma nova pessoa: alguém aberto a mudar velhos
padrões e que sabe de sua capacidade não se resume apenas á sua percepção
consciente: uma pessoa na qual a criatividade e a intuição são tão corriqueiras
quanto o raciocínio.
O método PHOTOREADING pode reduzir o tempo de leitura em
quase 70%, abrindo novas portas para o desenvolvimento pessoal e profissional,
ampliando os horizontes e as opções, flexibilizando a maneira de ler e tornando
a pessoa um leitor ativo, que facilmente interage com a informação, é crítico e
sabe selecionar o que realmente é de seu interesse. Com certeza, esse é o
caminho mais curto para lidar com o excesso de informação do nosso mundo atual.
***
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” POR LUÍZA CONY
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