Certo sábio, que há muitos anos pesquisava sobre a existência e estrutura íntima de Deus, resolveu realizar uma consulta às pessoas a respeito do assunto, a fim de concluir o trabalho que estava realizando.
Primeiro, procurou um religioso a quem perguntou:
- Sabe onde Deus está?
- E, o missionário da fé respondeu com convicção: - Deus está na igreja, no santuário, no batismo, na sacristia...
O sábio agradeceu a gentileza e continuou o questionamento a respeito do Criador, abordando um filósofo.
- Onde está Deus, indagou ele, e o filósofo lhe respondeu: - Deus está na poesia, na natureza, nos animais...
Ainda inconformado, o sábio seguiu em frente inquirindo um político que retrucou de imediato:
- Deus está no poder, nos palanques, no povo, no voto...
Sorrindo diante da resposta, abandonou a grande cidade e partiu para o campo, abordando, desta vez, a um camponês que trabalhava numa plantação de milho. O homem do campo depois de enxugar o suor do rosto olhou para cima, para o lado, contemplou o céu, a plantação e finalmente falou:
- Para responder a esta pergunta eu gostaria de fazer outra pergunta:
- Onde Deus não está?
Essa pequena narrativa coincide, plenamente, com a sabedoria inegável de Allan Kardec, quando questiona: Que é Deus? – no Livro dos Espíritos.
Esta colocação descarta de imediato a ideia de uma divindade com característica humanas, a crença que atribui formas ou atributos humanos a entidades abstratas ou seres não humanos, com defeitos, vícios e paixões das criaturas criadas por Ele.
A resposta dos espíritos à pergunta de Kardec define Deus como Energia de Interação Universal, Inteligência Suprema, a Consciência Cósmica do Universo. Logo, Deus é permanente, presente em toda parte e que não pode ser tocado, único, misericordioso, funcionando como se fosse uma “matriz Cósmica”, onde tudo se cria, tudo se mantém e tudo se transforma...
Temos assim um Criador, um mantenedor e um transformador, o que descarta de uma vez por todas, a ideia de destruição, pois se Deus destruísse seus filhos através do fenômeno denominado morte, seria Ele um rei sem súditos... um general sem soldados.... pois a Entidade Suprema não poderia contar com o auxílio dos co-criadores, que somos nós, e assim, toda a evolução dos seres estaria prejudicada.
Isso nos leva a considerar que precisamos de Deus e, obviamente não poderíamos existir sem Ele, mas Ele também necessita de nós para realizar as transformações necessárias à Evolução Infinita. O homem não pode criar uma árvore, mas pode cortá-la, transformá-la em tábuas para construções que se tornarão úteis à sociedade.
Todos os filhos de Deus são co-criadores dentro do sistema de imensidade, em plano maior ou menor, obedecendo ao grau de evolução de cada ser na construção do seu destino, em busca da eternidade. Outra particularidade importante para nossas vidas, é que não devemos buscar Deus nas alturas incomensuráveis do infinito, porque se Ele é permanente e presente em toda parte, certamente já se encontra conosco. Somos partículas infinitesimais do seu pensamento – uma espécie de exteriorização da sua mente. Jesus de forma indireta diz-nos isso: - “Vós sois deuses”, deixando claro e de modo pleno que Deus é energia numa ação recíproca que nos modela, organiza, mantém e desorganiza, todas as vezes que isso se fizer necessário à nossa evolução seja ela física ou espiritual.
Partindo desse princípio a morte passa a ser apenas uma desorganização imposta por Deus, para nos auxiliar a crescer, espécie de estágio entre a vida física e a vida mental.
Por outro lado, Deus não castiga nem dá prêmios, já que tudo que nos tinha que ofertar encontra-se conosco, em estado embrionário, latente, aguardando nossas experiências no capo da matéria e, o concurso do tempo, para que as virtudes aflorem...
O controle das criaturas por parte de Deus é realizado através do “Fluído Cósmico Universal”, uma espécie de “Força Nervosa”. Tudo o que existe no Universo, inclusive nós seres humanos – está mergulhado nesse Fluído Divino.
Lembremos diariamente desta verdade: - TUDO NO UNIVERSO ESTÁ SOB UM ÚNICO E INTELIGENTE COMANDO QUE SE ASSEMELHA A UM GRANDE PENSAMENTO... DEUS!!!
A “SENTINELA DA EVOLUÇÃO HUMANA” – POR LUÍZA CONY
Nenhum comentário:
Postar um comentário